O Senado – Luís Corredoura

IMG_7471

Aqui há uns anos tornou-se célebre (ou pelo menos gerador de best-sellers) o género de livros que expunham mirabolantes teorias da conspiração. Mas ao contrário de livros como os de Dan Brown, onde o ritmo é frenético e tudo é engolido por uma rapidez avassaladora que faz suceder episódios de revelação bombástica a perseguições movimentadas, O Senado é uma exposição mais pausada onde os episódios à espião internacional são mais contidos e se explora um reduzido conjunto de personagens.

A história começa com António, um jornalista, a ser abordado por uma mulher que diz ter revelações bombásticas e publicáveis. Alegando receio de ser vigiada e seguida, marca encontros em locais cada vez mais estranhos enquanto revela a existência de uma organização secreta que controlaria a Maçonaria, e que seria responsável pela elevada corrupção de Portugal.

Casado e pai de família, António não deixa de sentir o charme da mulher que terá estado nessa poderosa organização e que se terá tornado amante do Príncipe, o líder do Senado. Só assim se poderia explicar o acesso a determinados documentos que expõem uma conspiração de séculos que enrola Portugal na mediocridade evitando-se grandes reviravoltas políticas e sociais.

De linguagem cuidada, O Senado consegue manter o interesse do leitor, apesar da extensa exposição que vai fazendo dos factos históricos (por vezes, quase demasiada extensa), cruzando-a com episódios mais pessoais onde acompanha António e as suas interacções quer com a esposa, quer com os colegas de trabalho, episódios em que, ao contrário do que é habitual em livros de autores portugueses, se consegue utilizar uma linguagem mais coloquial e familiar em tom credível.

Por todos estes detalhes, e não sendo o género algo que usualmente goste, O Senado torna-se uma boa leitura, afastando-se do tom corriqueiro e confuso que caracteriza outras obras semelhantes.

O Senado de Luís Corredoura foi publicado pela Marcador.

2 pensamentos sobre “O Senado – Luís Corredoura

  1. Pingback: O Senado – Luís Corredoura | F_C |...

  2. Pingback: Eventos: Lançamento O Senado de Luís Corredoura | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s