A morte é uma Serial Killer – Valentina Silva Ferreira

De Valentina Silva Ferreira conhecia apenas a antologia que tinha organizado sobre monstros sobrenaturais de origem popular portuguesa, Insonho Durma Bem, pelo que não sabia muito bem o que espera deste título. O que encontrei foi algo que excedeu todas as expectativas que poderia ter.

Neste pequeno livro alguns assassinos em série são retirados para um tratamento psiquiátrico que talvez os faça arrependerem-se das suas atrocidades. Enquanto acompanhamos o tratamento vamos conhecendo as histórias individuais de cada um, como se desenvolveram e revelaram a sua monstruosidade, que obsessão excessiva ou que episódios traumáticos terá feito despertar a carga assassina.

O tratamento vai surtindo efeitos inesperados, fruto de episódios nocturnos em que o cerne de cada um vai sendo exposto – mas será que estes episódios nocturnos são um efeito previsto do tratamento? Assim se revelam os episódios que fizeram despertar a necessidade de assassinar, sempre dentro do mesmo padrão.

Esta estrutura em mosaico, em que os episódios vão encaixando nas características de cada assassino, revela uma boa estrutura narrativa, acompanhada pela (rara) capacidade em apresentar diálogos em português. Sem se alongar em detalhes desnecessários, mas expondo o essencial para criar empatia e entendimento, A Morte é uma Serial Killer é uma boa surpresa que, infelizmente, só foi publicada no Brasil.

2 pensamentos sobre “A morte é uma Serial Killer – Valentina Silva Ferreira

  1. Tive a sorte de ganhar este livro num passatempo feito pela Valentina. Excedeu em muito as minhas expectativas!!
    Teresa Carvalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s