A História de um Rato Mau – Bryan Talbot

A História de um Rato Mau centra-se numa rapariga, sem abrigo, que fugiu de casa e tem, consigo, um rato como animal de estimação. Entre as reacções de repulsa que a sua presença resulta nalgumas pessoas, lá vai reunindo alguns trocos para comprar alimentos para si e para o rato.

Uma noite é confrontada por um homem, de aparência rica, que tenta aproveitar-se da sua situação indefesa. Felizmente um grupo de rapazes, também eles em condição semelhante à dela, afugenta-o e acabam por oferecer-lhe um lugar na casa que ocupam. Depois de muito pensar, aceita.

Vítima de abusos sexuais, culpando-se a si própria por esta atenção não desejada, ainda que, como criança, queira o carinho do pai. Esta dualidade de sentimentos fá-la sentir como alguém mau a quem coisas más devem acontecer. Revoltada consigo mesma, emocionalmente afastada de todos os que a rodeiam, a jovem acaba a viver na rua.

Consigo transporta o fascínio pelas histórias de Beatrix Potter, principalmente a história que apresenta um rato muito, muito mau, que a leva a seguir os passos da autora e a descobrir um ponto de refúgio onde poderá reflectir sobre os momentos que a marcaram negativamente.

A história de um rato mau explora o resultado psicológico de abusos sexuais a crianças, demonstrando a reacção típica a estes abusos quando os mesmos não são percepcionados nem tratados devidamente. Tema sensível explorado de forma cuidada, apresenta a confrontação e a libertação de um trauma poderoso.

A história de um rato mau foi publicado pela Levoir em parceria com o jornal Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s