The Broken Sword – Poul Anderson

IMG_5410

Bem vindos à mais clássica história de fantasia nórdica de todos os tempos. Depois desta, não há muito que fique por contar. Filhos trocados no berço pelos elfos (ou seres sobrenaturais) como os mais tradicionais contos celtas, poderosos guerreiros que saqueiam as terras da costa e fazem cair sobre si poderosas maldições, irmãos que se reencontram e cometem incesto sem o saberem, épicas batalhas com espadas possuídas por demónios – esta história tem tudo isto e muito mais.

the broken sword

A escrita é poética, quase musical, com arcaísmos vários mas não tantos que incomodem a leitura, remetendo para uma época distante em que a crença cristã se começa a instalar nestas terras frias, mas a magia ainda anda à solta e os seres sobrenaturais influenciavam o destino dos seres humanos.

Orm era um lutador nato, um viking que, sendo o quarto filho, teve de gerar a sua própria fortuna, atacando e saqueando vilas inglesas, principalmente na costa. Assim acumulou o suficiente para pensar em assentar e acaba por se casar com uma jovem inglesa, cristã. Mal sabe Orm que o destino da sua prole está traçado por ter morto uma família, salvando-se a mãe, velhota que faz um poderoso pacto com o diabo.

the broken sword _ 2

Tudo começa quando o filho mais velho é trocado pelos elfos por um troll. Semelhantes fisicamente, a mãe não suspeita da troca, e cria a criança com seu filho juntamente com os restantes que vai tendo ao longo dos anos. Valgard, assim se chama o mais velho (agora troll) é um jovem conflituoso, pouco amado por animais ou crianças, juntando-se a outros jovens problemáticos em pequenas guerras e pilhagens,

Quando o irmão mais novo se perde na floresta (retido por uma jovem belíssima que não é outra senão a bruxa disfarçada), Valgard procura-o. Instigado pela beleza da bruxa acaba por matar o próprio irmão. Quando regressa a casa com o corpo, sabendo agora a sua verdadeira origem, a razão da morte não tarda em ser descoberta. É assim que mata toda a família, menos as irmãs que leva como troféus, em busca dos trolls procurando um lugar como guerreiro.

the broken sword _ 3

Paralelamente, a criança humana que foi criada pelos elfos, Skafloc, torna-se um homem honrado, bom lutador, capaz de manusear a magia e o ferro, elemento tóxico para os seres sobrenaturais. Entre riqueza e beleza imensas, cresce agradecendo o seu lugar privilegiado entre os elfos, mas ansiando por relacionamentos menos frios e distantes.

A eterna guerra entre os trolls e os elfos acorda novamente, estando os dois jovens em fracções opostas. Ainda que fisicamente sejam semelhantes, psicologicamente não se poderiam diferenciar mais – espelhando Skafloc toda a honra e altivez dos elfos com que foi criado, e Valgard toda a corrupção dos trolls e todo o trauma das circunstâncias em que foi trocado.

the broken sword_4

De leitura pausada, The Broken Sword cruza vários elementos que podemos encontrar nas histórias tradicionais do Norte da Europa, apresentando, não só os seres sobrenaturais, como o afastamento destes perante a nova religião, tóxica, perante a qual até os antigos Deuses são esquecidos.

Com acontecimentos predestinados, mais fortes do que qualquer acção dos meros mortais, é uma história trágica com construção clássica onde não falta a honra, o amor, a traição e a morte. Esta história épica só peca pela falta de elementos subversivos que dariam um ar menos perfeito e clássico ao enredo.

Em Portugal foi publicado como A Espada Quebrada, pela Dêagá.

Um pensamento sobre “The Broken Sword – Poul Anderson

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Maio de 2016 (6) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s