O Tesouro do Cisne Negro – Guillermo Corral e Paco Roca

No fundo do mar escondem-se tesouros. Montanhas de moedas de ouro e prata. Mas mais do que isso, a história de civilizações e detalhes de eventos importantes que podem ser recuperados com os barcos afundados por tempestades ou confrontos militares. E ainda mais do que isso, os restos mortais de seres humanos que têm a sua própria história de vida, um propósito que se esconde com eles no fundo mar.

Quando a empresa Ithaca Deep Sea diz ter descoberto um tesouro com o respectivo barco, cabe aos organismos oficiais espanhóis descobrirem se se trata de um navio espanhol e qual deles. Esta é a única forma de poderem reclamar os tesouros nacionais. Não só pela riqueza propriamente dita, mas sobretudo porque esta empresa actua como verdadeiros piratas, destruindo rapidamente o que não for metal precioso.

Esta descoberta resulta numa intensa batalha legal, com direito a chantagens políticas, ameaças e alguma espionagem. A empresa Ithaca Deep Sea estará associada a alguns organismos muito poderosos que tentam dissuadir o grupo de prosseguirem com a reclamação do tesouro. O resultado é uma história com algumas reviravoltas e mais acção do que seria de esperar da premissa.

Com o desenho característico de Paco Roca, mas com o enredo de Guillermo Corral (baseado na sua própria experiência com uma situação semelhante) é um volume de agradável leitura que se afasta do tom íntimo que costumam ter as histórias de Paco Roca. Apesar de conseguir ter alguns episódios mais pessoais da personagem principal, a história centra-se sobretudo nos eventos presenciados pela personagem, enquanto membro do grupo que tenta reclamar o tesouro descoberto do fundo do mar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.