Procura-se Lucky Luke – Matthieu Bonhomme

Depois de O Homem que Matou Lucky Luke, o autor desenvolveu nova história em torno de Lucky Luke, mantendo o mesmo estilo visual e narrativo. Tal como no primeiro livro, o autor usa premissas inusitadas em associação com o cowboy para tecer uma história diferente, mas sem se esquecer de entrelaçar a história com alguns factos conhecidos ou outras histórias, mais tradicionais. É uma boa história, ainda que a tenha achado de nível inferior, quando comparada ao primeiro – esta opinião também pode ter sofrido do efeito surpresa, esmorecido neste segundo volume (de histórias independentes).

A história

Lucky Luke é procurado. O motivo desconhece, mas são encontrados vários cartazes por uma recompensa na sua captura vivo, o que o leva a afastar-se das aglomerações. É deambulando pelo deserto que encontra três mulheres em perigo, atacadas pelos índios, resolvendo ajudá-las. As três mulheres, irmãs, são, no entanto, bastante desenrascadas, e acompanhadas por Lucky Luke decidem seduzi-lo. Pelo caminho encontrarão outros contratempos, tendo Lucky Luke espaço para ganhar alguma da sua confiança, apesar do mandato de captura.

A narrativa

Neste volume, o autor aproveita a história Phil Defer da série original como premissa. Este álbum terá tido especial relevância porque foi um dos poucos cujo final foi alterado – na primeira versão da história a personagem é morta, enquanto que na versão mais recente, a personagem apenas é ferida, e tornada incapaz de usar uma arma. Em Procura-se Lucky Luke usam-se os detalhes da primeira versão de Phil Defer.

Este álbum usa vários dos clichés das histórias Western, alterando-os de forma a se manterem fiéis mas também originais. As jovens mulheres são atacadas por índios, sendo que Lucky Luke faz de salvador, mas nem por isso são donzelas indefesas! Ainda assim, camuflam algumas das suas capacidades para tentarem atrair o cowboy. Os índios atacam as jovens, mas conseguem chegar a entendimentos e fazer alianças com o homem branco, que até os trata com algum respeito.

Os bandidos procurados existem, mas revelam-se, claro, de interesses simplistas e mentes lineares, sendo facilmente enganados por um Lucky astuto e desenrascado. Mas nesta história, o Lucky Luke é procurado, sem saber exactamente pelo quê, enquanto um Phil Defer o persegue por conta daquele episódio da série original.

Trata-se de uma história movimentada, que cruza mais do que um mistério e mais do que uma linha narrativa. O caminho de Lucky Luke é afectado por várias personagens com objectivos diferentes, demonstrando algumas das características do Lucky Luke original.

Apesar de ter gostado da leitura, não a achei tão genial quanto o primeiro volume. As jovens mulheres desenrascadas são envolvidas numa cena com bandidos demonstrando-se, aqui, indefesas (o que não combina com a percepção anterior), e o final é desconfortante.

Conclusão

O desenho apresenta mais textura e detalhe, a narrativa cruza várias personagens e objectivos, resultando numa leitura carregada de acção. Procura-se Lucky Luke é uma boa leitura, trazendo as principais características de Lucky Luke para uma história mais complexa do que a série clássica, tanto em termos narrativos como em termos visuais, mas sem esquecer a inclusão de alguns detalhes que interligam a história com outras já existentes.

Procura-se Lucky Luke foi lançado em Portugal pela editora A Seita.

One comment

  1. Ah eu gosto bastante desse personagem, lembro que quando era criança eu assistia com meu avô à um western do personagem. Achava o máximo!
    Essas HQs estão sendo lançadas no Brasil?! Ou só em Portugal?! Queria ler 😕😕

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.