Parte de uma prateleira, carregada por páginas ainda não lidas…

Alguns destes livros merecem uma referência…

Specimen Days, Michael Cunningham –  um daqueles livros que não pensaria em trazer para casa, não tivesse ouvido o conselho de uma amiga. Depois li o resumo e até me pareceu bastante interessante – três histórias passadas em Nova Iorque, todas em torno de três personagens, uma mulher, um homem e um rapazinho. A primeira história é de fantasmas, a segunda um triller negro e a terceira é ficção científica futurística. Até agora, parece-me bem.

The Android’s Dream, John Scalzi – O título lembra algo. Isso mesmo – Do Android’s Dream of Electric Sheep do Philip K. Dick. Numa breve síntese da história descubro que os andróides podem ou não sonhar com ovelhas eléctricas, mas que os alienígenas as usam em rituais de coroação. Aprendo ainda que os mesmos alienígenas podem morrer através de flatulências humanas, o que pode levar a desentendimentos se o extraterrestre em causa se tratar de um diplomata.

Queen of Candesce, Karl Schroeder – Esta é a continuação de Sun of Suns, e como tal, não fui ler o resumo. Estou curiosa para ler e ver o que sai daqui.

O Golem, Gustav Meyrink – A mais famosa obra deste autor, ter-me-ia igualmente passado ao lado se não mo tivessem assinalado. Neste caso o golem não será a mítica personagem judaica feita de material inanimado, mas uma manifestação física da psique colectiva dos habitantes de um gueto, assim como o próprio gueto.

Perdido Street Station; China Mieville – este é um dos livros mais referenciado deste autor, e tendo adorado Iron Council esta será uma das próximas leituras.