Tendeleo’s Story

Tendeleo’s story de Ian mcdonald é um retorno ao mundo contaminado de Chaga, ou Evolution’s Shore, livro que desconheço mas que depois desta história me deu vontade de conhecer.

As chagas, depositadas pelos alienígenas, crescem rapidamente onde caem, incutindo o seu padrão indescritível a tudo em que tocam – engolem vilas, cidades ou países e transformam irreversivelmente a paisagem. Ainda que à primeira vista possam passar por fungos, na realidade são nanomáquinas que redesenham a paisagem.

Ainda que existam várias chagas a crescer a velocidade alarmante no Hemisfério sul, o quotidiano das populações ainda não afectadas não é modificado.

Tendeleo, filha de um pastor cristão, vive numa remota aldeia africana, com a sua família. Quando as Chagas se aproximam o suficente para constituirem uma ameaça, Tendeleo, movida pela curiosidade, convence a irmã a visualizar de mais perto o que se aproxima. Como os restantes seres humanos, experimenta as duas sensações antagónicas – medo e fascínio – pelos coloridos e diferentes invasores.

Finalmente, as chagas engolem a vila de Tendeleo, e a família é movida conjuntamente com milhares de refugiados, perdendo o estatudo social que detinha anteriormente. Face à apatia dos pais, Tendeleo vê-se obrigada a procurar emprego e a zelar pelo sustento da família. A única possibilidade é servir de correio, transportando esporos das chagas para os americanos. Com uma arma nas mãos, torna-se destemida e nada teme. Mas a chaga continua a aumentar, e Tendeleo tem de escapar para o Mundo Ocidental.

De Ian McDoanld só conhecia River of Gods, um livro sempre referenciado como um dos melhores de FC. Tendeleo’s Story, ainda que não tenha o entrelaçar e a complexidade de River of Gods, não é tão simples quanto possa parecer e é uma história bem contada capaz de cativar o leitor. Talvez o final seja demasiado redentor, o que nalguns livros pode fazer surgir um sorriso cínico – mas tal não me aconteceu neste caso.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.