… but some animals are more equal than others.

Eric Arthur Blair (ou George Orwell, nome pelo qual assinava), foi o escritor inglês de duas das obras mais marcantes do nosso século – Animal Farm e 1984.

Li 1984 há cerca de de dois anos e tinha-me ficado marcada a sensação claustrofóbica originada pelo controlo desmedido do quotidiano e pela constante vigilância.

Animal Farm conta a história não de uma ditadura estabelecida, mas a origem e o desenvolvimento de uma sociedade, após uma revolução, que possui vários pontos em comum com a Rússia Comunista – não se trata de uma coincidência.

E se… todos os animais de uma quinta se unissem, revoltassem e expulsassem os humanos? Ao contrário das expectativas, os animais organizam-se, trabalham, constroem e, até, aprendem a ler.

Após a revolução, os porcos revelam-se os mais inteligentes, ficando responsáveis pela administração e organização. Letrados, são capazes de a seu belo prazer as questões levantadas pelos restantes animais. De tal forma que os princípios do Animalismo (estabelecidos aquando da revolução) vão sendo corrompidos e alterados – “Quatro Pernas Bom, Duas Pernas Mau” passa a “Quatro Pernas Bom, Duas Pernas Melhor”.

A nova sociedade, que tinha como princípio a liberdade, igualdade e melhoria de vida de todos os animais, evolui até constituir uma ditadura suína, em que uns são mais iguais do que os outros. Os porcos substituíram os humanos – vivem confortavelmente numa casa e estabelecem relações comerciais com os vizinhos utilizando os produtos produzidos pelos restantes animais, que trabalham de sol a sol, sem descanso e sem conforto.

Um retrato inteligente e perspicaz de uma época perturbada, Animal Farm, mais conciso que 1984, lê-se de um só fôlego.

Os 7 Mandamentos Iniciais

1. Whatever goes upon 2 legs is an enemy – “Four legs good, two legs bad!”
2. Whatever goes upon four legs, or has wings, is a friend.
3. No animal shall wear clothes.
4. No animal shall sleep in a bed.
5. No animal shall drink alcohol.
6. No animal shall kill any other animal.
7. All animals are equal

Os 7 Mandamentos Corrompidos

1. Whatever goes upon 2 legs is an enemy – “Four legs good, two legs better!”
2. Whatever goes upon four legs, or has wings, is a friend.
3. No animal shall wear clothes.
4. No animal shall sleep in a bed with sheets
5. No animal shall drink alcohol to excess
6. No animal shall kill any other animal without cause
7. All animals are equal, but some animals are more equal than others