Novo ano, novos livros – algumas editoras  já revelaram o plano editorial dos próximos meses. Este post não pretende substituir o resumo mensal de lançamentos do mês, apenas dar uma ideia do que vai estar à venda nos próximos meses.

A Saída de Emergência revelou no fórum Bang alguns dos lançamentos do próximo ano, e de entre os listados realçaria o livro de Richard Morgan, Forças de Mercado, Flashforward (o livro que terá inspirado a série), O Evangelho do Enforcado (o novo livro de David Soares) e a Antologia pulp fiction portuguesa (que irá reunir histórias de vários autores).

A editora irá, também, relançar a série Gormenghast de Mervyn Peake, voltando a apresentar o primeiro volume, com nova capa.

Os vampiros estão na moda, seguidos pelos zombies – e se nos próximos livros da Gailivro faltam vampiros, sobram zombies – Guerra Mundial Z (Max Brooks), Orgulho e Preconceito e Zombies (de Seth Grahame-Smith, um dos livros que mais fez furor em 2010) e Floresta de Mãos e Dentes.

Internacionalmente,  estou interessada nos seguintes livros

  • The Republic of Thieves – é o terceiro volume da série Gentleman Bastard de Scott Lynch, da qual apenas li o primeiro, mas pretendo ler os restantes
  • Ghosts of Manhattan – novo livro steampunk de George Mann, decorre em Nova Iorque, 1926, misturando golems mafiosos com deuses pagãos.
  • Reincarnations edição limitada, contém 7 diferentes histórias de Harry Turtledove
  • Warriors – esta antologia organizada por George R.R.Martin e Gardner Dozois, reúne histórias sobre guerreiros de diversos autores – Peter S. Beagle, Gardner Dozois, Robert Silverberg ou Naomi Novik.

No Brasil podemos esperar pela colectânea Vaporpunk, organizada por Gerson Lodi-Ribeiro e Luís Filipe Silva, com contos enquadrados no género Steampunk de autores brasileiros e portugueses. No blog Cidade Phantástica podem ler mais detalhes sobre o livro. Para além da colectânea, deverá ser lançado um outro livro de Steampunk pela Draco, da autoria de José Roberto Vieira, O Baronato de Shoah.