Brinca Comigo – Vários autores

Para quem ainda se lembra da editora Chimpanzé Intelectual (que publicou o primeiro volume d’O Projecto Candyman com a Bondade dos Estranhos de João Barreiros; ou as antologias Contos de Terror do Homem-Peixe e Ficções Científicas e Fantásticas), esta está de volta com novo nome, Atelier Escrit’orio Editora, e novo livro – Brinca Comigo.

Volume pequeno, com cerca de cem páginas, Brinca Comigo reúne quatro histórias em torno de brinquedos, por quatro nomes conhecidos no género fantástico e FC – David Soares, João Barreiros, João Ventura e Luís Filipe Silva.

A primeira história, que dá o nome ao livro, da autoria de João Barreiros, relembrou-me a história publicada na antologia da caminho,  O Caçador de Brinquedos. Após a quase total extinção da espécie humana, vários brinquedos unem-se numa horda de objectivo comum – encontrar o local onde serão arranjados. Com uma parte mecânica e outra biológica, estes brinquedos formam uma única consciência de inteligência limitada.  A história em si é engraçada, mas não correspondeu totalmente às minhas expectativas, originadas por outras histórias do autor – os contos de João Barreiros costumam carregar um pouco mais de ironia, mais uns quantos detalhes deliciosos, características que aqui podem ser observadas apenas no final do conto.

Segue-se Um Erro do Sol, de David Soares, um conto de Horror, centrado num empresário dinamarquês, presidente de uma empresa concorrente da Lego. Em busca do segredo por detrás de um brinquedo que reage ao tacto, leva a família numa pequena viagem a uma ilha que se diz estar deserta – nesta encontram um bando de selvagens.  Único conto de horror do livro, achei engraçada, mas não me cativou.  Inicialmente a história segue o empresário, personagem bem caracterizada pela qual sentimos antipatia, passando numa segunda fase à esposa deste, personagem sobre a qual nada sabemos, o que me alienou um pouco da história. Também o género de horror a que pertence não é o meu favorito – prefiro histórias que explorem as fragilidades do carácter humano, ao invés de cenas horripilantes.

A Boneca de João Ventura é o terceiro conto do livro, uma história que se centra na criação de uma boneca de vodu por uma feiticeira de um povo chacinado pelas forças militares de um imperador tirano. Vários anos mais tarde, a boneca é descoberta numa escavação arqueológica, e integrada numa exposição de brinquedos. Bem construído e de leitura agradável, o conto desenrola-se, no entanto, de forma expectável, não se tornando, desta forma um favorito.

Finalmente, veio a história que preferi deste conjunto, Não é o que ignoras o motivo da tua queda mas o que pensas saber (ainda que não tenha simpatizado com o título), de Luís Filipe Silva. Neste conto várias naves alienígenas aproximam-se da Terra e expelem uma substância que irá tapar a luz solar, fazendo escassear as colheitas e consequentemente originar fome nas populações.  Os acontecimentos vão-se desenrolando com a personagem principal, um rapaz que nos conta como as ruas ficam instáveis e o pai resolve mudar-se para o campo, para casa da anterior esposa. O rapaz logo se torna amigo do meio-irmão mais velho, preso a uma cadeia de rodas, depois de um grave acidente. É através do rapaz que acompanhamos a descoberta, pelos seres humanos, de um químico que reage com o produto alienígena, precipitando-o em fofas massas cor-de-rosa que irão tapar a paisagem terrestre – o que parecia responder às preces de salvação, piora ainda mais o estado do planeta.

6 pensamentos sobre “Brinca Comigo – Vários autores

  1. Pingback: Imaginarios 2 – Vários autores « Rascunhos

  2. Pingback: Se Acordar Antes de Morrer – João Barreiros (parte I) « Rascunhos

  3. Pingback: Alerta – Colecção Fantástico com o Jornal i | Rascunhos

  4. Pingback: Passatempo: Se acordar antes de morrer – João Barreiros | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s