Aquisição de livros online – experiências nacionais

Ainda que goste de andar de livraria em livraria, de estante em estante, a explorar livros, por vezes, quando sei exactamente as obras que quero, opto por encomendar directamente à editora, ou por utilizar um site com oferta variada como o Wook e a FNAC. Deixo aqui um resumo daquilo que têm sido as diferentes experiências de compra online em sites nacionais.

O sistema de escolha dos items é semelhante em todos: podemos ir navegando e acrescentado livros a um cesto de compras, que podemos visualizar, ou alterar (retirar ou alterar o número de livros). Escolhidos os items, preenchemos então os dados básicos (nome, e-mail, morada…). De seguida começam as diferenças: portes de envio, meio de pagamento, contactos e cheques-oferta.

Em editoras como a Tinta da China ou a Saída de Emergência, assim como na FNAC, não nos são cobrados portes de envio, ao contrário da Editorial Presença ou da Wook.  Relativamente a meios de pagamento, a Saída de Emergência apenas disponibiliza a possibilidade de enviar a encomenda à cobrança, com sistema de processamento automático. Por sua vez, a Tinta da China fornece, para os interessados, um NIB para pagamento por transferência, através de um e-mail personalizado. Sites como o da Editorial Presença, o da FNAC ou o da Wook, permitem também, o pagamento através de visa ou por multibanco (pagamento de serviços através de uma referência / entidade indicadas para o efeito). Finalmente, a utilização de descontos, no sites da FNAC e da Editorial Presença é simples e eficaz.

Até agora existe, apenas, uma única experiência negativa. No site da Bertrand foi-me impossível efectuar uma encomenda. A entidade / referência fornecida não funcionou nem online, nem em multibanco físico, não me foi possível alterar o modo de pagamento, tendo de cancelar a encomenda o que resultou na perda do cheque oferta que tinha utilizado. Os contactos foram inúteis: aos e-mails não obtive resposta, o telefone ninguém atende. Confrontando a experiência com conhecidos, tomei conhecimento de experiências semelhantes: impossibilidade de contactar a editora ou de obter informação sobre as encomendas efectuadas, problemas nos pagamentos e encomendas que chegam a demorar vários meses.

Em suma, o processo é simples (excepto na Bertrand), podendo obrigar à criação de uma conta de utilizador (que no futuro poderá permitir saltar o passo de introdução de dados do destinatário) e rápido.

Gostava de saber, também, como tem sido a vossa experiência nas encomendas on-line: contratempos, dificuldades no pagamento, ou impossibilidade de contactar a editora?

4 comments

  1. Raramente faço compras online – gosto de andar pelas livrarias e ver o que me chama a atenção. Portanto, a maioria das encomendas que faço são mesmo ao Book Depository, para livros em inglês. Das poucas encomendas que fiz por cá, o único contratempo que tive foi – também – com a Bertrand. A encomenda esteve parada algo como três semanas, depois do pagamento efectuado, porque havia um “erro de registo” e não sabiam exactamente que livro era… Mas eventualmente acabaram por me telefonar.

  2. Já comprei livros pela Internet através da Wook, da Mediabooks, da Fnac, da Livraria Leitura, da Bertrand, da Saída de Emergência, da Presença, da Europa-América, da Difel, da Gradiva e da Cavalo de Ferro.

    Só tive problemas numa encomenda à Bertrand. Um livro estava esgotado. Algumas semanas depois da comunicação de que o livro estava esgotado, tornou-se óbvio que não iam fazer o reembolso. Enviei mensagens a vários departamentos e emails, esperei meses por uma resposta, até que, quando ia fazer reclamação por escrito e pedir aconselhamento jurídico recebi finalmente um email e vários dias depois tinha o dinheiro na conta.

    Nas experiências com algumas editoras e com a Livraria Leitura, o único aspecto menos positivo com que me deparei foram as poucas possibilidades de escolha em matéria de modalidades de pagamento e envio.

    Numa encomenda à Presença, um problema com os códigos de pagamento por MB revelou um aspecto positivo, um atendimento ao cliente cinco estrelas. Foram rápidos a responder à minha comunicação e a resolver o problema.

  3. Já fiz compras online na wook, na fnac, na bertrand, na saída de emergência e na presença, e nenhum deles em deu problema, talvez porque pago sempre com VISA, embora acredite que dê problemas na Bertrand, pois já ouvi de casos semelhantes, e eu só lá comprei 1 vez.
    Também convém dizer que, de vez em quando, a wook paga os portes em compras de mais de 40€, ou pelo menos antes fazia, porque eu lembro-me de usar isso.

    O único problema que tive, foi na wook, mas a culpa nem foi deles, pois ao que parece as editoras não forneceram os títulos que eu queria (falta de stock ou vontade?) e acabei por ter de anular esses títulos e pedir outros, mas mesmo assim não perdi o desconto que tinha. Ou seja, não foi um problema com a wook (serviço que uso regularmente)

    Maioritariamente, só tenho coisas boas a dizer.

  4. A minha última encomenda à Wook também está a demorar um pouco, mas um dos livros é de uma editora espanhola, por isso acho normal que demore. Mesmo assim, já tive vários contactos da parte deles com o estado da encomenda.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.