Shelves (38)

Apesar da capa suspeita, com aspecto de romance lamechas, Soulless tem recebido imensas críticas positivas que indicam tratar-se de uma história enquadrada no género Steampunk, com vampiros, lobisomens e fantasmas. Para além desta mistura, ainda terá espaço para o humor.

Primeiro de uma série onde o segundo já se encontra publicado e o terceiro planeado, estou curiosa para saber se irá corresponder às expectativas.

Segue-se Os Livros que Devoraram o meu Pai, de Afonso Cruz. Apesar de pequeno, o livro contém uma história aparentemente simples, com várias camadas, onde são constantes as referências a obras como Fahrenheit 451, Crime e Castigo, Animal Farm ou Dr. Jekyll e Mr Hyde.

The Brief Wondrous Life of Oscar Wao, de Junot Diaz, é um best-seller imensamente premiado que conta a história de um rapaz com excesso de peso que vive obcecado por fantasia e ficção científica, incluindo BD’s e RPG’s.

All you need is kill é um dos títulos escolhidos pela Haikasoru, uma chancela determinada em trazer ao mercado americano os melhores livros de ficção científica japonesa, numa colecção organizada por Nick Mamatas. Com uma premissa estranha, espero algo diferente, de uma história que será adaptada para cinema pela Warner Bros:

When the alien Mimics invade, Keiji Kiriya is just one of many recruits shoved into a suit of battle armor called a Jacket and sent out to kill. Keiji dies on the battlefield, only to be reborn each morning to fight and die again and again. On his 158th iteration, he gets a message from a mysterious ally–the female soldier known as the Full Metal Bitch. Is she the key to Keiji’s escape or his final death?

Gerson Lodi-Ribeiro é um escritor mais conhecido pelas suas obras de ficção científica e história alternativa, escrevendo por vezes sob o pseudónimo de Daniel Alvarez ou Carla Cristina Pereira. Zochiquetzal é o seu último livro, publicado pela editora brasileira Draco:

E se os portugueses tivessem acreditado em Colombo, descoberto a América e se aliado às civilizações que aqui floresciam? É desse ponto de partida – ou seria ponto de divergência? – que se desenvolve a história contada por Xochiquetzal, princesa dos astecas e filha d’algo entre os portugueses.

Os Dias da Peste é outro livro de um autor brasileiro, Fábio Fernandes, mas publicado pela Editora Tarja. Em Os Dias da Peste é-nos descrito um mundo semelhante ao nosso, em que os computadores começam, de repente, a apresentar consciência.

Em rodapé podemos encontrar várias notas relativas a expressões ou referências de Artur, notações que para nós, leitor do século XXI são desnecessárias, mas não o são para quem terá compilado o livro.

The Windup Girl é a primeira novela de Paolo Bacigalupi. Publicado em 2009, foi nomeado para os prémios Hugo e Nebula de 2010, apresentando-nos um futuro em que os efeitos da extensa exploração dos recursos terrestres e a biotecnologia, deram origem a um mundo de fome, em que vírus de mutação rápida e as pragas, disseminaram a maioria das espécies vegetais.

O Cântico dos  Mendini é o terceiro volume de uma série fantástica, As Promessas do Dr. Sigmundus, publicada pela Gailivro:

Os leitores são transportados para reinos bizarros, povoados por criaturas míticas, onde persiste a busca pela liberdade e auto-determinação. Dante e Bea, os protagonistas adolescentes, embarcam numa viagem excitante e plena de reflexão, que terá muito para oferecer…

Escritor de fantasia, Raymond Feist é mais conhecido pela série Riftwar, da qual O Mago – Aprendiz é a primeira metade do segundo volume. Esta será uma das minhas próximas leituras:

Na fronteira do Reino das Ilhas, existe uma cidade tranquila chamada Crydee. Nessa cidade, vive um rapaz órfão de nome Pug. Trabalhando nas lides do castelo que o acolheu, ele sonha com o dia em que se tornará um guerreiro valoroso ao serviço do rei. Mas o destino troca-lhe as voltas e o franzino Pug acaba por tornar-se aprendiz do misterioso Mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para todo o sempre. Subitamente a paz do reino é esmagada, sem piedade, por misteriosas criaturas que devastam cidade após cidade. Quando o mundo parece desabar a seus pés, Pug percebe que apenas ele poderá mudar o rumo dos acontecimentos, penetrar as barreiras do espaço e do tempo, e dominar os poderes de uma nova e estranha magia… Esta é uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde irá conhecer povos e culturas exóticas, aprender a amar e descobrir o verdadeiro valor da amizade. Mas, no seu caminho, terá de enfrentar tenebrosos perigos e derrotar os inimigos mais cruéis.

Finalmente, Guerra Mundial Z é um livro sobre zombies que se distingue por não acompanhar uma pessoa ou um grupo de pessoas face a um epidemia de mortos-vivos, apresentando o ponto de vista de sobreviventes de uma guerra horrenda, provenientes de todos os pontos do planeta e estratos sociais. Asiáticos, africanos, americanos ou europeus, chefes de estado, militares ou estudantes, dispõe as peças de um puzzle: como se iniciou a epidemia, como se disseminou e como se lutou e ganhou a guerra.

É ao compilar relatos díspares que Guerra Mundial Z se torna fascinante, apesar de não ser excelente.

4 comments

  1. Parecem todos estranhamente interessantes.
    Já tenho “Os livros que devoraram o meu pai” e fiquei muito interessada no “All you need is kill”, embora o título soe muito estranho.

  2. Fico muito lisonjeado de estar na pilha de livros, entre meu amigo Gerson e The Wind-Up Girl – não li este último, mas está aqui comigo para ler (e resenhar) em breve!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.