Chocky, O Amigo Invisível é a proposta deste mês da Editorial Presença. Do mesmo autor de The Chrysalids ou The Day of the Triffids (John Wyndham) terá dado origem a uma série televisiva, centrando-se num rapaz que fala com um amigo imaginário. A sinopse é, no mínimo, intrigante:
Os pais de Matthew achavam que este estava apenas a atravessar mais uma fase – desta vez, uma fase em que falava sozinho. Decidiram, como todos os pais, esperar que essa fase passasse, porém os solilóquios agravavam-se a cada dia que passava. Pouco depois, Matthew começou a fazer coisas que nunca poderia ter feito antes desta “fase”: cálculos matemáticos em linguagem binária, por exemplo. E foi então que Chocky – dentro da cabeça de Matthew, se revelou.
Premiado com os prémios Hugo e Nébula, Dune é um clássico de ficção científica que conhece agora uma nova edição em Português pela Saída de Emergência, com nova tradução:
O Duque Atreides é enviado para governar o planeta Arrakis, mais conhecido como Duna. Coberto por areia e montanhas, parece o local mais miserável do Império. Mas as aparências enganam: apenas em Arrakis se encontra a especiaria, uma droga imensamente valiosa e sem a qual o Império se desmoronará.
O Duque sabe que a sua posição em Duna é invejada pelos seus inimigos, mas nem a cautela o salvará. E quando o pior acontece caberá ao seu filho, Paul Atreides, vingar-se da conspiração contra a sua família e refugiar-se no deserto para se tornar no misterioso homem de nome Muad’Dib.
Imperfeitos de Scott Westerfeld foi a mais recente aposta da Vogais & Companhia. Este é o primeiro volume de uma série que há já algum tempo me põe curiosa pela premissa, ainda que pareça ser uma leitura bastante leve:
Tally Youngblood mal pode esperar pelo seu décimo sexto aniversário, altura em que será submetida à cirurgia radical que a transformará de uma mera Imperfeita para uma deslumbrante Perfeita. Uns lábios bem delineados, um nariz proporcional, um corpo ideal… é tudo o que sempre quis. Já para não falar que uma vida de diversão num paraíso de alta tecnologia espera por si.
Mas quando a sua melhor amiga decide virar as costas a esta vida perfeita e foge, Tally descobre um lado inteiramente novo do mundo dos Perfeitos – e que, por sinal, nada tem de perfeito. É então forçada a fazer a pior escolha possível: encontrar a amiga e traí-la ou perder para sempre a possibilidade de se tornar Perfeita. Seja qual for a sua decisão, a sua vida nunca mais será a mesma.
A Objectiva é uma editora recente de um grupo espanhol que teve uma entrada ruidosa no mercado português (com eventos e debates no início). No entanto, tem estado silenciosa: os livros têm sido poucos e actualizações no site nem vê-las. Alfaguara é uma das suas chancelas, inclinada para a publicação de ficção literária, onde se lançou recentemente Graceling o dom de katsa, o primeiro de uma trilogia de fantasia que tem recebido bastante atenção:
No universo dos Sete Reinos. Katsa é uma Graceling, um ser raro com um Dom extraordinário: desde os oito anos que é capaz de matar sem recurso a qualquer arma. O rei de Middluns, tio de Katsa, força a sobrinha órfã a usar o dom ao seu serviço, encarregando-a de matar todos os que lhe criem obstáculos.Temida pela corte e rejeitada pelos jovens da sua idade, Katsa sente que o seu dom obscuro lhe ensombra a vida.Quando o pai do rei de Lienídia é raptado, Katsa não resiste a investigar o mistério de quem quereria matar o velho homem.
A série Discworld de Terry Pratchett já foi publicada em português através da Caminho e da Temas e Debates. Este mês começou a ser lançada através da colecção TEEN pela Saída de Emergência, com Os Homenzinhos Livres:
A Senhorita Perspicácia Carraça, bruxa de algum renome, preocupa-se com um ondular nas paredes do mundo, uma perturbação centrada em terras de cré, onde não é costume nascerem bruxas de mérito. Mas a pequena Tiffany Dores decide contrariar a tradição porque o seu irritante irmãozinho foi raptado pela rainha das fadas. Ajudada por um sapo falante e por um exército de Homenzinhos Livres ladrões, bêbados e arruaceiros (os Nac Mac Feegles), Tiffany deita mãos à obra.
No género fantástico, através da colecção Via Láctea, a Editorial Presença publicou recentemente Pacto da Meia-Noite, de David Whitley, o primeiro volume de uma série:
Agora é uma cidade secreta onde tudo pode ser vendido e comprado – bens, pessoas, emoções… O acaso reúne Mark e Lily, dois jovens que foram vendidos como servos. De início, o seu único objectivo é trabalhar e sobreviver. Mas, gradualmente, vão compreendendo que podem alterar o seu destino e o da própria cidade, ajudando a libertar o seu povo. Mas irão as forças ocultas que os vigiam deixar que os seus planos se coroem de êxito? Conciliando aventura, thriller político e fantástico, este é um romance brilhante, na senda dos grandes clássicos de C. S. Lewis ou Philip Pullman.
De aspecto e sinopse que relembram um livro de Juliet Marillier, a Bertrand traz-nos um romance fantástico da autora Jules Watson, A Lenda do Cisne:
Um druida profetizou no momento do nascimento de Deirdre que ela seria a mais bela mulher depois de Helena de Tróia e que, devido a essa maldição de beleza, os homens lutariam por ela e o reino seria dividido. Criada na floresta, em reclusão, Dreide não recebe qualquer visita a não ser a do rei cujo desejo em que ela se torne sua mulher tornar-se-á numa obsessão. Baseado num célebre mito irlandês, a história de amor entre Maeve – a rainha guerreira – e os seus desamores.
Perseguida é o último volume da série de vampiros de Kristin Cast, P.C. Cast, publicada em Portugal pela Saída de Emergência:
As boas notícias: Zoey conquistou os seus amigos de volta e a nova Stevie Ray já não é apenas um segredo de Neferet. As más notícias: um mal antigo com rosto de anjo foi libertado, com outras criaturas não tão angélicas. A avó Redbird está em apuros. Heath está em apuros. A Casa da Noite está em apuros. Na verdade, o mundo inteiro de Zoey está a ruir! Mas quando os problemas são desencadeados por um ser que aparenta personificar a própria beleza, em quem irá o mundo acreditar? Especialmente quando uma adolescente vampyra à frente de um grupo de marginalizados é a única a compreender o perigo que ele representa. Terá Zoey a força e a sabedoria para revelar a verdade?
Enquadrado no género de fantasia juvenil, as Publicações Europa-América lançam Viagem Extraordinária no Continente das Epopeias de Arthur Ténor:
Thédric Tibert, o intrépido explorador dos mundos imaginários, aventura-se pelo Continente das Epopeias na companhia de Lizlide, a elfo da Floresta de Esmeralda. Juntos terão de superar as provas que um terrível Traga-almas lhes impõe, para conseguirem fugir daquele mundo tenebroso e evitar um destino horrendo às mãos daquele vilão impiedoso. Cada dia é uma nova aventura e o nosso herói vai precisar de toda a sua inteligência e do amor de Lizlide para sair vitorioso desta epopeia…
Será que vai conseguir ultrapassar todos os obstáculos? Conseguirá salvar Lizlide e escapar das garras do Traga-almas? Voltará algum dia a ver o seu lar?
Este Verão também nos trouxe algumas novidades brasileiras no género.
Pela editora Draco foi publicado o livro de Eric Novello, Neon Azul. Deixo aqui a sinopse, mas no site da editora, ou do próprio autor têm mais informação sobre o livro e o próprio Eric:
Neon Azul é uma boate onde habitam os seus mais sombrios desejos e tentações. É um lugar diferente, repleto de acontecimentos estranhos, mas que poderia estar na esquina da sua casa ou no caminho entre o trabalho e o metrô. Acompanhe a história do inferninho e de seus clientes peculiares, e descubra que realizar seus desejos pode ter efeitos colaterais imprevisíveis.
Depois de Imaginarios 1 e Imaginarios 2, chegou a vez do terceiro volume:
Neste terceiro volume da coleção Imaginários da Editora Draco organizado por Erick Santos Cardoso, os autores Eduardo Spohr, Marcelo Ferlin Assami, Rober Pinheiro, Douglas MCT, Lidia Zuin, Marcelo Galvão, Cirilo S. Lemos, Fernando Santos de Oliveira, Ana Cristina Rodrigues e Fábio Fernandes desafiam as fronteiras do real e apresentam excelentes histórias de fantasia, ficção-científica e terror.
Ainda pela Draco, foi publicada uma colectânea de contos fantásticos de Antonio Luiz M. C. Costa, Eclipse ao pôr do sol:
Atenção, senhores passageiros: para sua segurança, preste atenção a estas recomendações. Nestes seis contos, viajarão da Antiguidade Clássica ao Século XXI, com escalas no Portugal da Renascença, no Brasil do Segundo Reinado e nas míticas Asgard e Atlântida. E não será dessas excursões nas quais se olha as paisagens pela janela do ônibus com ar condicionado, deixando as lorotas do guia entrarem por um ouvido e saírem pelo outro enquanto deglutem seus refrigerantes e batatas fritas. Este é um turismo de aventura.
Cyber Brasiliana é o livro de Richard Diegues publicado pela Tarja Editora que se enquadra no género da história alternativa. A história parece interessante, mas, pela extensão da sinopse, deixo aqui apenas uma parte. O texto completo pode ser lido no site da editora:
Nele o leitor se depara com uma Realidade Alternativa, que se desenvolve em um universo Pós-cyber, no qual os países do eixo-norte do globo se encontram em decadência, confrontados pelas três grandes potências surgidas no eixo-sul: a União da República Brasiliana, a Africanísia e a Euronova. A qualidade de vida abaixo da linha do equador assume ares de utopia, enquanto no outro hemisfério as corporações lutam pelo controle dos espólios dos antigos países. Nesse cenário, em que uma parte da economia mundial está visivelmente instável, o equilíbrio é mantido por meio da força, de uma consistente e bem defendida base econômica, e da tecnologia que avançou a passos largos até se tornar fundamental à vida.

Obrigado! 🙂
Beijos.
De nada ! 🙂