Com algumas obras publicadas em Portugal (como O Vampiro de Nova Holanda ou Outras Histórias), Gerson Lodi-Ribeiro escreve também sob dois pseudónimos, Carla Cristina Pereira e Daniel Alvarez. Foi como Carla Cristina Pereira que escreveu as primeiras histórias de Xochiquetzal, uma princesa asteca que, numa realidade alternativa, terá casado com o Almirante Vasco da Gama.

Centrando-se exclusivamente no ponto de vista da princesa, é narrada a forma como Portugal se tornou uma potência mundial a nível militar e económico, ao contratar Colombo para descobrir o caminho marítimo para a Índia, e ao se aliar aos astecas. Partindo desta premissa, o autor tece um novo cenário histórico, entre guerras, viagens e tratados políticos, descrevendo viagens, guerras terrestres e marítimas, e explorando hábitos e costumes dos povos envolvidos.

Bem narrada (Gerson Lodi-Ribeiro é um narrador exímio) e interessante pela hipótese que tem por detrás, peca, a meu ver, por desenvolver pouco as personagens e a forma como estas interagem. Ainda que estejamos a ler o diário da princesa asteca, parece que nunca nos envolvemos verdadeiramente na história. Talvez também porque a personagem principal não é portuguesa mantendo-se um pouco alheia aos acontecimentos.

Desta forma, Xochiquetzal não funcionou totalmente comigo – apesar de ter apreciado a escrita, a história ficou, para mim, pelo nível do engraçado e do interessante. Esteticamente, este volume apresenta o mesmo tamanho de outros livros da Editora Draco, pequeno e agradável, notando-se algum cuidado no interior do livro.