Eis uma série spin-off de Astérix! De intenções mais juvenis (ou assim parece) aproveitam Ideafix, o cão de Obélix como peça central de novas aventuras!

A história

A resistência aos romanos continua numa pequena aldeia gaulesa! Mas neste caso o foco é Ideafix e um grupo de outros animais irredutíveis que fazem, também eles, a resistência aos animais romanos!

Este pequeno livro apresenta três pequenas histórias, A Bola de Borrasca, Fluctual N-Hic! Mergitur! e Labieno, não passarás. Nestas três aventuras ficamos a conhecer o grupo dos irredutíveis. Para além de Ideafix, conhecemos dois outros cães, um muito forte e outro rápido e esquecido, uma velha pomba, uma coruja e uma gata.

Crítica

A primeira coisa que me chamou à atenção do livro foi o seu tamanho – a página é bastante menor que a de um Astérix (menos de metade) e no interior a letra é diminuta. Ainda assim, apresenta um enorme espaçamento superior e inferior. Destaca-se, também, o estranho realce em azul do número de cada página.

As histórias são curtas – cada uma decorre ao longo de cerca de 20 páginas (diminutas) e apresenta uma narrativa simples e relativamente directa. Tratam-se de histórias destinadas a um público mais jovem ainda que existam algumas referências sem nota de rodapé que terão de ser explicadas aos mais jovens.

São, no entanto, histórias bem dispostas que seguem o espírito de Astérix, com pequenas aventuras rocambolescas que aproveitam bem as características de cada personagem da narrativa. Conseguem aproveitar o mundo de Astérix para criar o seu próprio espaço e apresentam pequenos (quase tangenciais) vislumbres das personagens de Astérix. Para uma fá irredutível de Astérix a leitura agradou ainda que tenha encontrado, como já referi, histórias muito mais simples.

De realçar, no final, que o volume anuncia o lançamento da série animada de Ideafix e os Irredutíveis na RTP2 – uma novidade curiosa que poderá ser interessante para criar novos fãs de Astérix.

Conclusão

Este pequeno volume é composto por três histórias movimentadas e divertidas em torno de um grupo de animais do qual Ideafix faz parte. Aproveita com sucesso os elementos de Astérix, sendo uma derivação proveitosa e engraçada. O ponto negativo, a meu ver, será o tamanho de página, levando a que os desenhos e as letras sejam diminutos.