American Fantastic Tales é um conjunto de histórias reunido por Peter Straub em dois volumes de aspecto impressionante. Evening Primrose é a história que abre o volume 1940’s to Now.
Referenciada como uma das histórias mais conhecidas de John Collier, autor de diversas peças e contos, alguns dos quais publicados no The New Yorker, Evening Primrose centra-se num grupo de pessoas que sai apenas durante a noite, escondendo-se durante o dia.
O narrador, um poeta que decide virar as costas aos que maldizem a poesia, encontra, num passeio nocturno, uma presença quase invisível que se revela um homem, o mesmo que o irá apresentar à comunidade que existe numa loja, também eles praticamente invisíveis para os que desconheçam a sua presença.
É desta forma que conhece Ella, uma rapariga que vive infeliz e contra sua vontade na comunidade, e é por ela que o poeta prolonga as visitas à comunidade, descobrindo que, apesar de o tratarem bem, poderão esconder algo tenebroso.
Enquadrando-se no género de horror, esta é uma história coesa e bem construída, de tom pausado que se torna desconfortável, mais pelos acontecimentos que não revela do que por aqueles a que assistimos, sem necessidade de recorrer a monstros estranhos ou terrores desconhecidos.
