O Escandinavo Deslumbrado – Alberto Xavier

O que me chamou à atenção para este livro foi o local onde se encontrava exposto: uma coluna na FNAC que conferia uma excelente visibilidade, estranho para um autor português desconhecido. A capa é engraçada q.b., o título curioso e a sinopse aponta para um livro de situações insólitas e críticas.

A promessa de apresentação de episódios insólitos foi cumprida: um latino que se muda para a Escandinávia em criança e se fascina pelo frio e pelos elementos gelados, julgamentos negligenciados por juízes mais interessados no menu da próxima refeição gourmet, a encenação de uma morte ou um milionário que prevê o clima através das árvores. Estes são apenas algumas das premissas que dão origem a histórias engraçadas.

Partindo de ideias interessantes, o que falhou, para mim, foi a concretização. Algumas das histórias alongam-se em episódios que pouco revelam, partes desnecessárias que me aborreceram, tanto mais que pareciam servir apenas o ego do escritor. É que estes episódios extra pareciam o despejar do conhecimento do autor em determinados assuntos.

As histórias exploram essencialmente situações absurdas. A ironia existe, assim como a crítica social, mas talvez devido à dispersão da história em pontos desnecessários, não achei que equivalessem à expectativa criada pela leitura da sinopse. Uma obra que se lê bem, mas que não me trouxe nada de novo e me deixou, sobretudo, indiferente.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.