Sono – Haruki Murakami

sono _ murakami

Responsável por alguma das minhas obras preferidas, Haruki Murakami tornou-se, nos últimos tempos, um autor que me suscita opiniões contrastantes – ora adora os livros, ora passo pelas histórias sem grande envolvimento.

Conheci o autor com Kafka on The Shore e adorei. De tal forma que não consigo pensar no livro sem relembrar o fascínio que senti ao lê-lo. Seguiu-se Hard Boiled Wonderland and The End of the World. Em ambos se destacou a estranheza que nunca se entranha complementamente, com acontecimentos pouco lineares ou expectáveis. Em compensação, achei After Dark fraquinho, demasiado leve e supercial, sem uma história concreta que me envolvesse. Comecei a ler A Rapariga que Inventou um Sonho, mas encostei-o passadas poucas páginas, e não lhe voltei a pegar.

sleep

Em Sono Murakami retorna à noite, às horas em que habitalmente se dorme. Mas não a personagem principal – uma dona de casa que perde a necessidade de dormir. Esta incapacidade em adormecer nada tem a ver com as normais insónias, já que demonstra uma vitalidade sem limites que a levam à leitura dos grandes romances russos, a altas horas da manhã, acompanhada por chocolate e brandy. Para o marido e para o filho o dia-a-dia continua sem mudanças: todas as tarefas domésticas continuam a ser executadas mecanicamente, ainda que de forma desprendida.

Apesar de sobejamente bem ilustrada, não foi uma história que me tenha fascinado. Para além do curto espaço onde decorre, tem pouco da imaginação característica das obras que adorei. A personagem principal é bastante linear e previsível e a acção resume-se ao dia-a-dia aborrecida da dona de casa, e da quebra da rotina nocturna. A característica mais positiva da obra são as imagens que ocupam quase metada das páginas.

3 pensamentos sobre “Sono – Haruki Murakami

  1. Pingback: Resumo de leituras – Março 2014 | Rascunhos

  2. Pingback: Os Assaltos à Padaria – Haruki Murakami | Rascunhos

  3. Pingback: The Wind-up Bird Chronicle – Haruki Murakami | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s