Vencedora de um prémio Locus e de um Nebula, Linda Nagata é mais conhecida pelas histórias de ficção científica que envolvem a nanotecnologia. No entanto, a história que se encontra nesta revista não podia ser mais discrepante deste género. A Moment Before it Struck conta uma guerra dura em que nenhuma criança ou mulher é poupada. Ou, pelo menos, são essas as ordens.
Smoke é meio demónio, filho bastardo do chefe, que obedecia cegamente aos comandos que recebia. Mas a sua natureza sobrenatural leva-o a ouvir as preces das mulheres do povo do outro lado do conflito, mulheres que choram por salvação ou vingança. É em resposta a estas preces que Smoke toma atitudes estranhas aos olhos dos que com ele combatem.
Num mundo de contornos medievais, a realidade e a justificação da guerra que nos é apresentada, é descrita de forma concisa e eficaz, enquadrando o leitor nos factos de que necessita. Apesar de acompanharmos a personagem em poucas páginas, e de ser de poucas falas, é fácil simpatizar com o conflito moral do meio demónio, que não sendo nenhum benfeitor se vê confrontado com a sua natureza e tudo o que ela significa.
O tom é melancólico: o demónio vê-se confrontado entre o dever de servir o chefe, quase como que um escravo sem direito a opinião ou querer; e a vontade de responder aos apelos que recebe e sem os quais nao tem paz. Uma realidade transformada em dor irracional pelos deveres da guerra, em que qualquer boa acção é vista como desrespeito às regras.
Sem dúvida, um dos contos favoritos do conjunto.
