brave new worlds

Kate Wilhelm é mais conhecida pelo livro Where late the birds sang (publicado em português como Onde os Últimos Pássaros Cantaram), um livro de contornos apocalípticos onde a baixa fertilidade dos humanos leva à exploração de alternativas como a clonagem, e à geração de grupos de clones que mostram uma maior empatia entre eles do que com os restantes seres humanos.

Em The Funeral a história começa com o enterro de uma figura proeminente, geradora da estrutura social onde se enquadra a jovem em que se centra a história, uma senhora que terá segredos não revelados e que outras figuras tentam descortinar e explorar. A jovem terá acompanhado a idosa nalgumas ocasões e é por isso escolhida para seguir a profissão de professora. Na verdade é a justificação da tutora para a manter por perto e lhe dar um caderno para escrever tudo o que se lembrar sobre a idosa.

Apesar de não ser uma história esquecível, também não foi uma história que se tivesse destacado. Ainda que me tenha despertado interesse e tenha um final estranho, parece necessitar de um enquadramento maior do que aquele que foi fornecido. Parece uma história maior que foi cortada até ao formato de conto, ficando de fora detalhes de um mundo que poderiam ter tornado a história mais envolvente.