Decorrendo todos os meses na Livraria Almedina no Saldanha, Recordar os Esquecidos é o nome do evento mensal onde se fala de livros e escritores que caíram indevidamente no esquecimento, ou que nunca foram tão conhecidos quanto deveriam. A primeira sessão decorreu a 31 de Janeiro, tendo como convidados Bruno Vieira Amaral e Rui Cardoso Martins, autor de O Osso de Borboleta, um lançamento recente e bastante curioso da Tinta da China.
Entre Húmus de Raúl Brandão e Ana Maria (recordada como a esposa de Urbano Tavares Rodrigues, apesar de ter publicado diversos livros que serão ainda melhores do que as do marido), foi uma tarde passada de forma agradável onde se ouviu falar de livros e de escritores, não faltando as pequenas histórias em torno dos mesmos.
Como agendada, a segunda sessão decorreu Sábado passado, no mesmo espaço, desta vez com a participação de Miguel Real e João Tordo, ambos com livros publicados recentemente (Miguel Real com O Último Europeu e João Tordo com Biografia Involuntária dos Amantes). Entre as referências esquecidas (re)encontrámos Mau tempo no canal de Vitorino Nemésio, Contos Bárbaros de João Araújo Pereira, O Estrangeiro de Camus, ou Moby Dick bem como Raymond Carver e José Régio. Estendendo-se para além do previsto, a sessão transformou-se numa interessante viagem literária, onde se primou pelas histórias em torno dos autores, que não pareciam faltar a Miguel Real.

