25 – Palmas para o Esquilo – David Soares – Incursão entre o reino da loucura e da ilusão quotidiana, é uma história invulgar e inquietante de um pensamento que se torna real na mente de um louco. No asilo, esta louca realidade é aceite pelos restantes que, como ele, constroem o seu mundo em torno de uma lógica diferente.
26 – The Situation – Jeff Vandermeer – Esta pequena e espectacular história de Jeff Vandermeer centra-se na transformação de um escritório pouco vulgar. Numa equipa que anteriormente agia quase como família, a saída de um elemento inicia a separação dos restantes, estabelecendo-se um ambiente hostil e perverso, carregado de intrigas. Claro que a história não é assim tão linear, e as personagens ainda menos – constantemente transfiguradas, trabalham em projectos surreais de circunstâncias invulgares e fascinantes pela sua estranheza.
27 – O Livro de Areia – Jorge Luís Borges – Tendo como título um dos mais falados contos de Jorge Luís Borges, esta compilação de histórias apresenta alguns contos de contornos fantásticos ou até de terror, que exploram receios ou ideias. Claro que a cereja do conjunto é O Livro de Areia, história de um livro infinitivo que serviu já de inspiração para outros contos.
28 – A História do Limpador de Botas – Charles Dickens – Este minúsculo volume da Estrofes & Versos contém três histórias: A História do Limpador de Botas, A História de Ninguém, e Entrar na Sociedade. Na primeira seguimos uma perfeita e inocente história de amor entre duas crianças, demasiado novas para assumir um relacionamento, mas que mesmo assim tentam torná-lo sério aos olhos dos adultos. Na segunda, o titulo não poderia ser mais apropriado, sem ninguém todos os inominados de que a história não fala. A última roda em torno de um anão que quis a sorte ganhar a lotaria, apenas para se ver mais miserável do que antes.



