Assim foi: Recordar os Esquecidos (sessão de 25 de Abril)

IMG_4784

E chegámos à quarta sessão do evento mensal que decorre no Saldanha, na livraria Almedina. Desta vez os convidados foram João de Melo e Eugénio Lisboa, dois veteranos no mundo literário que, para além de livros, recordaram escritores através de histórias caricatas. Tendo Eugénio Lisboa nascido em Lourenço Marques recordou principalmente escritores moçambicanos. Por sua vez, João de Melo, açoriano, centrou-se em autores das ilhas.

reinaldo ferreira

Entre os autores recordados falou-se de Reinaldo Ferreira (cujos poemas terão sido publicados em livro apenas após a sua morte), Nuno Bragança (com destaque para A Noite e O Riso), Raul Brandão (sobretudo de As Ilhas Desconhecidas) e Vitorino Nemésio (com Mau tempo no canal a ser referenciado também nesta sessão).

a noite e o riso

Depois de referências a Júlio Dinis, Dinis Machado (com O que Diz Molero) e Fernando Assis Pacheco (com Walt ou Trabalhos e Paixões de Benito Prada) eis que o tempo pára em António Quadros (também conhecido pelos heterónimos João Pedro Grabato Dias, Ioannes Garabatus ou Mutimati Barnabé João) com Eugénio Lisboa a recordar alguns momentos passados com o escritor.

quibiricas

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.