Os Favoritos (parte V)

(Os Favoritos – Parte I / Parte II / Parte III / Parte IV)

IMG_8468

9 – Michal Avjaz

Que eu saiba o autor checo apenas tem dois livros publicados em inglês, The Golden Age e The Other City, ambos pela Dalkey Archive Press, uma editora eclética sem fins lucrativos que aposta em autores de diversos países (tem, por exemplo, no seu catálogo, o autor português Gonçalo M. Tavares), e ambos bastante surreais apesar de partirem de lugares comuns.

The Other City, o primeiro livro que tive oportunidade de ler do autor, é um dos melhores exemplos de obras em cidades imaginárias que se sobrepõem às existentes, neste caso, Praga. Neste caso, sobrepostas. Na cidade real aparecem objectos estranhos, livros de dialecto desconhecido ou monstros que se escondem no fundo dos quartos.

Em The Golden Age a temática é distinta, mas não menos fantástica. A história decorre numa ilha em que parte da vila é feita de água que escorre, por exemplo, nas paredes internas da casa, derretendo lentamento essências que criam um relógio olfactivo – uma descrição sucessiva de sensações e percepções diferentes.

IMG_8470

10 – Station Eleven

Este não é o único, nem o primeiro livro de Emily St. John Mandel, mas o único que tive oportunidade de ler da autora, e dos que publicou o único que provavelmente lerei. A razão é mesmo de género. Parece-me que este é o único que se enquadra nos géneros que leio e, ainda que por vezes leia outras coisas, os restantes não me despertaram suficiente interesse.

Posto isto, que anda este livro a fazer nesta lista? Tudo. Apesar de ser uma leitura relativamente recente, é das melhores recordações de leitura que tenho no género apocalíptico. Aproveitando um cenário típico e bastante comum a autora ultrapassa os limites do género centrando-se na temática humana – o que nos afasta dos animais, o que é a civilização e como seria mantida a pouca elevação inteligente que possuímos.

Estranhamente, e contra todas as probabilidades (o género costuma ter pouca visibilidade em Portugal), o livro foi publicado recentemente em português pela Editorial Presença.

2 pensamentos sobre “Os Favoritos (parte V)

  1. Pingback: Os favoritos (parte VI) | Rascunhos

  2. Pingback: Favoritos VII | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s