Viúva negra #4 Poderosos Heróis Marvel

IMG_0750

O Mundo Marvel é extenso e as personagens são muitas. Esta, Viúva Negra, é daquelas que pouco recordo, o nome, talvez e pouco mais. Sendo uma figura feminina senti especial curiosidade, pelo que foi o primeiro volume que li desta colecção publicada pela Levoir em conjunto com o jornal Público.

As histórias contidas neste volume serão decerto as apropriadas para conhecer as personagens Viúva Negra. É que o título é utilizado por mais do que uma pessoa – é o título dado às espias russas depois de passarem num treino específico. Neste caso as histórias incidem sobretudo sobre a segunda Viúva Negra que se teria desenvolvido à sombra das capacidades da primeira.

IMG_0774

Depois de uma boa introdução de João Miguel Lameiras, a primeira história é o Manto da Viúva onde conhecemos Yelena Belova, a nova viúva negra, focada em atingir as metas da anterior, Natasha Romanova. Demasiado focada no seu treino, é resguardada da perversidade da vida sexual – nada que a sua primeira missão não resolva. É que o seu principal treinador morreu numa casa de meninas onde faz sempre o mesmo pedido, uma dominatrix fisicamente semelhante a Yelena Belova. Esmagada a confiança da figura mais paternal que conheceu, Yelena encontra-se preparada para assumir o papel da espia russa Viúva Negra.

Durante esta aventura Yelena não parece ter uma personalidade muito demarcada. Obcecada com o treino e com a superação da figura idílica que se torna a viúva negra anterior, apesar de ter como figura paternal o treinador, às tantas quase parece que este é mais uma ferramenta do que propriamente uma pessoa. Faltando-lhe a confiança da maturidade de um desenvolvimento normal, Yelena expressa alguma inocência e incerteza. Se percebemos o choque dos acontecimentos, e a motivação por detrás da acções, depois desta história continuamos na ignorância quanto aos verdadeiros pensamentos da Viúva Negra.

IMG_1158

A aventura seguinte Aranha… aranhiça, apresenta-nos o confronto com as duas Viúvas negras: Natasha Romanova que integra os Vingadores, e Yelena Belova ao serviço do Governo Russo. A ambas é dada a missão de recuperar um novo químico que transforma os soldados numa espécie de homens invencíveis. E é assim que ambas se defrontam.

Mais experimentada, mais sabida e mais vivida, Natasha revela-se superior à fúria da mágoa acumulada de Yelena que, tecnicamente capaz, ainda precisa de amadurecer em capacidades mentais para acompanhar a velha Viúva Negra. Mas este não será decerto o único episódio em que se irão defrontar.

IMG_1173

Quanto às imagens, apesar de diferentes, possuem ambas excelentes composições. A primeira aventura parecendo focar mais os rostos e as interacções, a segunda dando mais ênfase aos grandes momentos de acção, com algumas (contidas) pitadas irónicas.

Este volume reúne:

  • Black Widow # 1-3 (2002) – Greg Rucka, Igor Kordey
  • Black Widow # 1-3 (1999) – Devin Grayson, J. G. Jones

Um pensamento sobre “Viúva negra #4 Poderosos Heróis Marvel

  1. Pingback: Black Widow – Homecoming / The things they say about her – Richard K. Morgan | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s