Destaque: O Árabe do Futuro – Vol.2 – Riad Sattouf

arabe-no-futuro

Pela Teorema foi lançado, recentemente, o segundo volume de O Árabe do Futuro de Riad Sattouf. A série terá três volumes sendo que o lançamento do terceiro (na língua original, em francês) está previsto para Outubro. Não tendo, ainda, lido o primeiro deixo-vos a sinopse:

Filho de pai sírio e mãe francesa, Riad Sattouf conta-nos em O Árabe do Futuro a sua infância e juventude em pleno Médio Oriente.

No primeiro volume, publicado pela Teorema em 2015, o pequeno Riad relata-nos a sua história no período 1978-1984, altura em que viveu entre a Líbia, a França e a Síria.

Neste 2º volume, que cobre o primeiro ano de escola na Síria (1984-1985), o autor e protagonista aprende a ler e escrever em árabe, descobre a família do seu pai e, apesar dos seus cabelos loiros e de duas semanas de férias em França com a mãe, esforça-se por se tornar um verdadeiro sírio e assim satisfazer o seu pai.

A vida campesina e a rudeza da escola em Ter Maaleh, as compras no mercado negro de Homs, os jantares em casa do tio, que é um general megalómano próximo do regime, os passeios na parte velha da cidade de Palmira: este segundo volume mergulha-nos no dia-a-dia alucinante da família Sattouf sob a ditadura de Hafez Al-Assad.

 

 

Um pensamento sobre “Destaque: O Árabe do Futuro – Vol.2 – Riad Sattouf

  1. Eu já li o primeiro e sem qualquer dúvida, também vou comprar este. O Riad Sattouf é um fantástico contador de histórias. E é isso que ele faz (fez no primeiro, pelo que assumo que também o faça neste) , como diz, é isso que ele faz nestes livros. Conta histórias do que era a Síria aquando da sua estadia lá e da sua relação com o resto da família, incluindo primos.
    Naturalmente, o enorme sucesso que estes dois livros tiveram, sobretudo em França, tem a ver com actualidade da Síria e a onda de refugiados com essa origem e que inundou os media internacionais (sobretudo o ano passado).
    Mas… os livros valem por si sem necessitar dessa ‘muleta’.

    Já agora, não sei se lês em francês;
    http://culturebox.francetvinfo.fr/livres/bande-dessinee/riad-sattouf-les-cahiers-d-esther-l-album-234157

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s