Assim foi: Recordar os Esquecidos – Agosto de 2016

img_8394

À semelhança do ano passado, a sessão de Agosto é pautada pela ausência de convidados sendo o próprio João Morales que lista os livros que, esquecidos, valem a pena recordar.

os-putos

A primeira escolha é Os Putos de Altino do Tojal, um livro que foi sofrendo várias edições e, a cada uma, adição de contos. Publicado, também, na colecção RTP, apresenta contos em ambiente rural e ambiente urbano, com especial realce para a capacidade de sonhar. Neste seguimento João Morales leu um dos contos, com grande impacto, O comboio das 22.

viagem

doida

Em Doida não e não Manuela Gonzaga explora a vida de Maria Adelaide Coelho da Cunha, uma mulher que terá sido vítima da sua condição de mulher. Após o escândalo em que trocou a casa rica e o marido pelo amante, motorista, sendo herdeira do fundador do Diário de Notícias, é dada como louca e internada, perdendo todos os bens, o que facilitaria algumas transações posteriores.

camara-de-reflexao

Câmara de reflexão reúne uma série de relatos de repórteres de imagem com grande impacto, sendo que João Morales escolheu um peculiarmente forte sobre o poder do fogo.

joao

Com textos sobre o Jazz sugere, por exemplo, a prescrição da jazzilina, substância eficaz contra os micróbios da música comercial.

camarim

Em Camarim com Janela para a Rua apresentam-se várias histórias cómicas de teatro, de actores e bastidores, como diálogos trocados em destaque.

antologia-2

O último lugar, mas de grande destaque, coube a Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, em que se realçou a descrição da censura, bem como alguns dos textos apresentados.

img_8405

 

Um pensamento sobre “Assim foi: Recordar os Esquecidos – Agosto de 2016

  1. Pingback: Assim foi: Recordar os Esquecidos – Junho de 2017 | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s