Criado por Maurício de Sousa, Chico Bento nasceu como personagem em Agosto de 1982 nas tirinhas das personagens Hiroshi e Zezinho (Hiro e Zé da Roça) correspondendo a um menino da roça ou caipira, de roupas simples, quase rotas e descalço. Aproveitando as personagens deste mundo este volume apresenta uma história caricata que pretende expor as personagens às histórias de alienígenas que se contam como verdadeiras na região interior de São Paulo.
Cruzando a personagem com os clichés de histórias de rapto por alienígena, com experimentação em humanos e animais em confusas realidades a história tem um tom bem disposto e tosco das personagens, dois miúdos que, ao se verem sozinhos em casa acabam numa aventura indescritível em que nenhum adulto vai acreditar.
Ainda que os cenários possuam pouca profundidade e detalhe, apresentando apenas o necessário, os episódios rocambolescos vividos pelos dois meninos conseguem transmitir a piada neles contida e deixar o leitor com uma sensação de uma leitura agradável e divertida.




