Esta colecção têm aproveitado as personagens conhecidas dos “quadrinhos” Maurício de Sousa para as fazer viver aventuras bastante diferentes das tradicionais. Neste caso trata-se de Papa-capim, um índio jovem, um futuro grande guerreiro que ainda não é reconhecido como tal.

Quando um grupo de monstros pálidos começa a atacar várias aldeias e os sobreviventes chegam à aldeia de Papa-capim, este jovem índio começa a ter sonhos premonitórios de que algo irá acontecer brevemente – algo semelhante ao que ocorreu nas restantes aldeias.

Dado o seu baixo estatuto na tribo, os seus sonhos são descurados e banalizados. Felizmente, alguns dos seus amigos ficam alerta e afastam-se da aldeia nessa noite. Também Papa-capim irá estar atento e assim ajudar a enfrentar os monstros que ameaçam a tribo.

Pegando na mitologia local os autores desenvolvem uma história de horror que pode ter uma interpretação metafórica. Um grande mal assola as várias tribos exterminando-as, uma a uma, e convertendo os elementos em novos monstros – assim aumentam as hordas ameaçadoras que corrompem tudo à sua passagem.

Visualmente agradável, Noite agradável proporciona uma leitura agradável, carregada de elementos sobrenaturais num cenário onde se lida comummente com espíritos e premonições, vistos como sendo parte da natureza e do equilíbrio com o passado e o futuro.

Esta colecção é distribuída pela Panini Comics.