
O primeiro volume da colecção Clássicos da Literatura em Bd Publicado pela Levoir em parceria com a RTP traz-nos a adaptação da obra de Júlio Verne, A Volta ao Mundo em 80 Dias. É uma adaptação competente, tanto a nível visual como a nível narrativo, mas que não traz nada de novo à história.

A edição, essa sim, faz-se acompanhar por um caderno com informação interessante: a biografia de Júlio Verne, textos sobre a obra e um contexto histórico que nos apresenta a Revolução Industrial e as inovações que estarão por detrás do clássico.

A história é conhecida. O senhor Fogg aposta uma avultada quantia em dinheiro em como consegue dar a volta ao Mundo em 80 dias. Mas na mesma altura em que parte, acompanhado por um empregado, um investigador policial procura um ladrão fugitivo.

Cruzando a partida de Fogg com o seu caso, o investigador convence-se de que Fogg será o ladrão e persegue-o pelo mundo, tentando atrasar ou acelerar o percurso, conforme se encontram (ou não) em terras sob domínio inglês (e onde um mandato terá validade).

Durante a viagem, a expedição tem a possibilidade de salvar uma senhora indiana de um sacrifício, que passará a integrar o conjunto de viajantes. A viagem é atribulada, carregada de contratempos e surpresas, terminando com uma reviravolta engraçada.

Comparativamente, gostei mais do segundo volume – sobretudo, devido ao visual peculiar que acompanha a adaptação da história. Para além do visual não se destacar, existem textos demasiado longos a acompanhar alguns trechos, tornando a adaptação, por vezes, mais pesada do que seria de esperar.