Neve nos Bolsos – Kim

O desenhador de A Arte de Voar e Asa Quebrada, lança este livro a solo onde acompanha um jovem estudante (o próprio autor) que resolve rumar à Alemanha, em busca de um trabalho e de uma fortuna – pelo menos até ser chamado para a tropa. Ainda que não encontre o que deseja, descobre uma nova forma de vida, longe da ditadura franquista, mas dura em vários outros sentidos.

A história começa por nos apresentar a viagem, à boleia de vários carros diferentes, percorrendo assim a distância até à Alemanha. Uns mais simpáticos do que outros, uns ajudando a ultrapassar de forma mais leve as agruras da viagem, outros aproveitando-se de quem tenta percorrer esta distância em busca de uma vida melhor.

Já na Alemanha, o que encontra não é bem o que pensava. Escassez de trabalho, parcas condições e uma série de esquemas que se aproveitam da existência ilegal para proporcionarem trabalho precário, duro e por baixo valor. Nada de novo, em todos os países e realidades. O que se destaca aqui é a entre ajuda por aqueles que partilham uma mesma nacionalidade e a criação de uma comunidade que se distancia do franquismo.

Já o estudante, é sortudo. Referindo as suas capacidades em belas artes, vai sobrevivendo grosso modo a pintar quadros, conseguindo alguns trabalhos pontuais para complementar os rendimentos. Mas mesmo assim, submete-se a algumas das situações dúbias que afectam os restantes espanhóis.

A narrativa não é muito movimentada, mas possui alguns detalhes interessantes. As situações de trabalho precário vão-se tornando repetitivas – mas na realidade esta repetição fazia parte do dia a dia dos emigrantes espanhóis. A quebra a rotina criam-se serões com música e, até, uma festa onde aparecem várias mulheres espanholas.

Esta história caracteriza-se, ainda, pela grande extensão do texto que acompanha as imagens, tornando-se, por isso, uma obra de leitura lenta. O desenho é o conhecido de Kim, a preto e branco mas jogando com os cinzentos e fornecendo maior detalhe sempre que tal é necessário. É uma obra agradável e com significado histórico, mas não uma obra fabulosa.

Neve nos bolsos foi publicado na colecção Novela Gráfica da Levoir em parceria com o jornal Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.