Um diário de Leituras – Alberto Manguel

Em Um Diário de Leituras, o autor vai explorando treze leituras realizadas em treze meses diferentes, cruzando os momentos em que estava a ler os livros, com breves notações sobre os livros propriamente ditos.

Porquê treze? Bem, a última leitura (acrescentada 18 anos depois das restantes) é Viagens na Minha Terra de Almeida Garrett. Julgo que será resultado da mudança do autor para Lisboa, e da consequente exploração de alguns autores portugueses, fazendo sentido este acrescento para a edição portuguesa.

Começando em Junho de 2002, o autor refere um livro diferente, associando-o a um mês. Não faz uma análise ou interpretação, antes refere alguns factos sobre o livro ou momentos anteriores da sua vida em que já tenha lido o livro. Destaca-se a elevada quantidade de obras associadas à ficção especulativa, desde A Invenção de Morel, passando por A Ilha de Dr. Moreau ou O Vento dos Salgueiros.

Pelo meio referem-se outros livros, interligam-se autores e fala-se um pouco de tudo. O texto não apresenta uma coesão, mas um apanhado meio solto de pensamentos, memórias e anotações. É um fusão solta e relaxada e, talvez por isso, não me cativou por completo, apesar dos excelentes momentos que consegue proporcionar quando se debruça sobre algumas obras.

A edição, da Tinta da China apresenta a capa mole em cartão amarelado, como é comum a outros livros do autor. O interior apresenta algumas fotos ilustrativas, mas é composto sobretudo por texto, onde as entradas vão dizendo respeito aos dias em que determinado livro foi lido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.