
Já tinha olhado para esta série várias vezes, conforme foram saindo os TBP pela Image Comics, mas decidi-me a adquirir quando vi este volume que reunia todos os números. E ainda bem que o fiz. Julgo que não teria apreciado tanto a série se a tivesse lido com paragens pelo meio – tinha grandes expectativas e estas concretizaram-se.
Um homem vulgar e aparentemente simples vê-se envolvido num crime. Depois de percorrer a Dark Web e de perceber que um brutal assassínio vai ocorrer, tenta passar por um dos contratados. O objectivo? Salvar a pessoa visada. Mas nem tudo vai acontecer como pretende, e vai acabar a fugir, bem como a vítima que sobreviveu. Atiradas para a clandestinidade, as personagens tentam refazer as suas vidas. Sem sucesso. As suas acções interferiram com uma poderosa rede criminosa.



Sendo uma ideia relativamente simples, é uma série de grande movimento que vai tendo alguns saltos temporais, focando-se sempre nos episódios de maior acção e violência. A rede criminosa desenvolve actividades de tráfico humano, havendo episódios de tortura, tiroteio e muitas mortes sangrentas. É um volume intenso, de acção condensada e constante.
É uma história simples, directa e de poucas falas, contrastando com outros trabalho de Rick Remender. Não se perde em falas e discursos introspectivos, cingindo-se ao estritamente necessário. Aliás, nos primeiros momentos, em que seguimos a personagem principal, e ainda não ocorreu nenhuma acção, até o estava a achar demasiado silencioso.



Esta falta de diálogos não permite desenvolver caracterização directa das personagens, ainda que a mesma seja feita através das acções que visualizamos. A personagem principal aparenta ser um homem calmo e civilizado, ainda que, por vezes, se passe. Curiosamente, até que se percebe que acabe envolvido naquela confusão violenta.
Ainda que acção talvez não seja muito verosímil, vai decorrer a uma velocidade tão estonteante que vamos ser arrastados, página atrás de página, para percebermos o que acontece às personagens. Neste sentido, é um volume bastante competente – novamente, carregado de acção e violência. Por vezes, é uma violência que resulta das acções que decorrem. Noutras, é uma acção propositada, de um sadismo desnecessário, mas derivado das personagens que a perpetuam.



O resultado é uma leitura rápida e ritmada, carregada de episódios de acção, mas também com episódios mais leves, onde visualizamos uma interacção mais positiva e construtiva entre as personagens. Não por muito tempo. Estes momentos são quebrados pela rede criminosa que não descansa enquanto não exercer o seu poder sobre quem os enfrenta.