Fantasy – The Best of the Year – 2006 Edition

Não tenho muito hábito de ler colectâneas de vários autores. Geralmente, possuem alguns contos medíocres e esquecíveis pelo meio, para encher o bolo. Ainda assim, até aconselho esta, que reune contos dos mais diversos géneros da fantasia, desde medieval, a actual, contendo personagens sobre-naturais ou super-heróis.

Claro que existem alguns contos menos interessantes, mas existem vários que se destacam, como o primeiro Pip and the Faeries, de Theodora Goss. Não foi, no entanto, uma novidade. Já o tinha lido em In the Forest of Forgetting, e apesar de ser bom, não é, para mim, o melhor exemplo da autora.

Outro que se destaca, é Three Urban Folk Stories, de Eric Schaller, um conto constituído por três histórias interligadas e actuais, mas escritas de uma forma que as torna intemporais, como as lendas que podem ser contadas em qualquer época. Depois de lido o conto, procurei livros do mesmo autor, na Amazon. Não encontrei. O autor possui apenas alguns contos publicados, normalmente em revistas. Mas o que encontrei nalguns blogs despertou-me a atenção:

For those of you who don’t know him, Eric Schaller is an associate professor of biology at Dartmouth College, an illustrator perhaps best known for his work on Jeff VanderMeer’s City of Saints and Madmen, and quite a fine writer himself.

Eric Schaller não só escreve, como foi o responsável ela estranhamente atraente capa do City of Saints and Madmen e é um bem sucedido cientista, com trabalho muito interessante na sua área. (E nesta altura pensei, como o meio é “pequeno”, anda-se um bocadinho e encontram-se referências intercruzadas às mesmas pessoas).

The Emperor of Fondwanaland de Paul Di Filippo, ronda em torno de um tema actual – face a um aborrecido quotidiano que nada traz de novo ou de empulgante, algumas pessoas deixam-se afogar em mundos virtuais onde alcançam os seus sonhos. A temática é comum, a história é engraçada, o suficiente para se destacar.

Em Sunbird, de Neil Gaiman, os membros de um clube reunem-se com o objectivo de experimentar todos os pratos possíveis e imaginários, cozinhando os mais variados seres vivos, desde as mais recondidas, às mais nojentas espécies. Com pormenores engraçados e típicos de Neil Gaiman, embora tenha um desenvolvimento algo expectável, é uma história com a qual se simpatiza.

Peter S. Beagle, mais conhecido pela sua obra, The Last Unicorn, participa nesta colectânea com Two Hearts, uma história do género medieval, em que monstros assolam aldeias desprotegidas, cabendo ao herói matá-los. Ainda que a temática tenha sido já muito utilizada, destaca-se por não revelar todos os meandros do enredo, não possuindo a linearidade esperada.

Super-villains, de Michael Canfiled, é um conto pouco comum sobre, como o nome indica vilãos e heróis. Mas desta vez, estamos mais cientes do lado oposto ao usual.

Segue-se Invisible, de Steve Rasnic Tem, sobre um casal que é praticamente invisível. Não que o sejam literalmente, mas que são consecutivamente ignorados por todos, como se não existem. Não têm amigos, o que falam é sempre ignorado, o que fazem é como se fosse feito por outros. Ninguém repara na sua presença ou ausência, ninguém se lembra deles. Ainda que no caso deles seja uma espécie de doença, faz-me pensar se tal não será aplicável a muito do que se vive.

O conjunto de contos termina com The Gist Hunter, a história mais longa do livro, de Matthew Hughes. Estranha, fez-me recordar The Amulet of Samarkand, de Jonathan Stroud, ainda que não seja infantil ou juvenil. Vim depois a descobrir que existem outros contos do mesmo autor, passados no mesmo Universo e que compõe o livro The Gist Hunter and Other Stories que faz já parte da minha wishlist.

E foi isto que se destacou neste pequeno livro de título audacioso.

Um pensamento sobre “Fantasy – The Best of the Year – 2006 Edition

  1. Pingback: Leituras - Retrospectiva 2008 « Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s