The alchemy of Stone – Ekaterina Sedia

The Alchemy of Stone é a terceira obra de Ekaterina Sedia, a mesma autora de The Secret History of Moscow, um livro que recorda Neverwhere ao explorar a possibilidade de uma cidade subterrânea invisível aos comuns cidadãos. Ainda que seja engraçado, não fiquei fascinada por The Secret History of Moscow.

O terceiro livro de Ekaterina Sedia é bastante diferente de The Secret History of Moscow, podendo enquadrar-se no género steampunk: numa cidade quase medieval construída por gárgulas, onde o duque é apenas um símbolo, co-existem duas elites , a dos alquimistas e a dos mecânicos.

Os alquimistas desempanham diversos papéis: entre químicos e médicos, exploram as propriedades das substâncias que encontram, curam doentes ou fazem poções de amor. Por sua vez, os mecânicos são os inventores, responsáveis pelos autómatos que agora proliferam na cidade, limpando ou transportando pessoas.

Mattie é um autómato, mas bastante diferente dos restantes, dotada de pensamento e sentimentos, é uma mulher de metal que escolheu a profissão de alquimista. Ainda que emancipada não está livre do seu criador, Loharri, um mecânico que oscila entre um idoso melancólico e carente e um homem perverso e manipulador.

A existência pacífica de Mattie cesa quando, numa noite, as gárgulas a contratam para as libertar da prisão de pedra que a todas espera. Simultaneamente, germina uma revolução na cidade que coloca todos contra todos na busca de um bode espiatório. Entre Loharri, o trabalho encomendado pelas gárgulas e as novas amizades Mattie sente-se confusa e dividida.

The Alchemy of Stone apresentou-se como um livro mais sólido que The History of Moscow, um bom conto fantástico que explora os sentimentos humanos, apresentando-os através dos olhos de uma personagem que é, simultaneamente, criança e mulher – um autómato fêmea cujo carácter evolui com a exposição ao intrincado mundo dos humanos.

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.