A Gailivro continua a apostar em autores nacionais de ficção científica. Depois de Telmo Marçal com As atribulações de Jacques Bonhomme, é lançado este mês uma antologia de histórias de João Barreiros, Se Acordar Antes de Morrer. Apesar de apenas uma das histórias ser inéditas, este é um lançamento para saudar e fará parte da minha wishlist:
Num dos contos que fazem parte desta colectânea “O Teste” revela-nos toda a sintomatologia psicossomática característica de um professor quando de manhã acorda e tem pela frente um dia que teima em ser longo desde que se levanta até chegar à escola. Finalmente chega e entrega os testes aos alunos que o consideram difícil. Perante tal reacção, José Esteves fica aterrorizado por causa da taxa de insucesso gigantesca que irá revelar-se o que implica uma visita de Inspector ou um processo disciplinar e uma suspensão das actividades lectivas por provada crueldade mental. E como se isso não bastasse, uma espera feita pelos alunos, algures, fora dos terrenos da escola.
Para além de Se Acordar Antes de Morrer, a Gailivro lança durante este mês, Eternidade de Alyson Noel e A Feiticeira de Michael Scott. A Feiticeira é o terceiro volume de uma série fantástica, Os Segredos de O Imortal Nicholas Flamel, enquanto Eternidade é o primeiro volume da série Imortais:
Entrem num mundo encantador onde o verdadeiro amor nunca morre… Depois de um terrível acidente que lhe matou a família, Ever Bloom, de dezasseis anos, consegue ver as auras das pessoas que a rodeiam, ouvir os seus pensamentos e conhecer a história da vida de qualquer pessoa através de um simples toque. Desviando-se, sempre que possível, no sentido de evitar qualquer contacto humano e de esconder esses dons, Ever é vista como uma anormal na escola secundária à qual regressa. Mas tudo muda, quando conhece Damen Auguste. Damen é encantador, exótico e rico. E é a única pessoa que consegue silenciar o ruído e as manifestações de energia que invadem a cabeça de Ever. Ele transporta uma magia tão intensa que parece conseguir ler a alma de Ever. À medida que Ever é arrastada para o sedutor mundo de Damen, onde abundam os segredos e os mistérios, começam a surgir-lhe mais perguntas do que respostas. Além de que não faz ideia de quem realmente é… ou daquilo que é. Apenas sabe que se está a apaixonar desesperadamente.
Para os que apreciam o Crespúsculo, a Gailivro lança agora a Graphic Novel
Quando Isabella Swan se muda para a sombria cidade de Forks e conhece o misterioso, e atraente Edward Cullen, a sua vida sobre uma mudança emocionante e assustadora. Com a sua pele de porcelana, olhos dourados, voz assombrosa e capacidades sobrenaturais, Edward é irresistível e impenetrável. Até hoje, ele conseguiu manter a sua verdadeira identidade escondida, mas Bella está determinada a descobrir o seu mais negro segredo… .
Trudi Canavan é a autora da trilogia fantástica A Guilda dos Mágicos, iniciada com O Mágico Negro, publicada pela Bertrand. Da mesma autora, a Editorial Planeta publica agora A Sacerdotisa da Luz, o primeiro de uma outra série fantástica:
O seu heroísmo salvou uma aldeia à beira da destruição. Agora, dez anos depois, eleita por cinco divindades, Auraya terá de testar os limites dos seus novos Dons e provar-se digna da honra e grave responsabilidade que lhe foram atribuídas. Um caminho recheado de ciladas e a amizade ilícita com um Tecedor de Sonhos – membro de uma seita proscrita de curandeiros – poderão pôr em risco o seu futuro, e, com ele, o destino de toda a Ithania do Norte. Vindos do Sul, misteriosos feiticeiros negros lideram um exército de feras, homens e semideuses. À medida que os invasores se aproximam da fronteira, vencendo todas as barreiras naturais, Auraya e os seus companheiros trabalham incansavelmente para selar alianças e unir todos os povos do Norte. O tempo, porém, escasseia…
Ainda pela Editorial Planeta, é publicado o segundo volume da série O Mundo da Noite II, As Filhas das Trevas de L. J. Smith.
Jaguar, de J. Pedro Baltasar é a aposta da Porto Editora, um livro que pela sinopse parece uma mistura entre a fantasia e a ficção científica:
Terá o Eldorado realmente existido? Um estranho quadro do século XVI e o diário de um dos lugar-tenentes de Hernán Cortés são o ponto de partida para uma aventura vertiginosa que retoma o espírito dos antigos exploradores.
Em pleno século XXI, em Londres, um assalto mal-sucedido traz à superfície provas da existência de uma forma de vida até então desconhecida. O tenente James Cadwell, da Scotland Yard, é chamado a investigar o caso. Numa situação de puro terror, cruza-se com a bela e invulgar Daniela, descendente de uma antiga raça, artificialmente gerada no México pré-colombiano: os homens-jaguar.
Passo a passo, as relíquias do passado e as descobertas presentes revelam-se inesperadamente ligadas, e o mistério sobre as suas origens poderá encontrar-se na cidade perdida.
Entre Zombies e Vampiros, a Editorial Presença opta este mês por publicar uma história fantásticas de bruxas, Clã da Loba, de Maite Carranza.
Desde que há memória, dois clãs de bruxas, as Omar e as Odish, vivem em permanente conflito, incapazes de conciliar as suas diferenças ancestrais. Apenas uma velha profecia deixa entrever alguma esperança de no futuro a eleita conseguir unir ambas as tribos. E agora todos os sinais confirmam que a chegada dessa eleita está próxima. Quando Anaíd, uma jovem de catorze anos, acorda uma manhã e verifica que a mãe desapareceu, pensa que lhe poderá ter acontecido todo o tipo de coisas, menos que a sua mãe é uma bruxa Omar e considerada por todas aquela de que a profecia fala…
Por sua vez, a Saída de Emergência lança, durante este mês, o quinto volume da série Sangue Fresco, de Charlaine Harris, Sangue Furtivo:
Sookie Stackhouse, uma empregada de bar na pequena vila Bon Temps, não é alheia a experiências sobrenaturais. Mas agora estranhos acontecimentos estão a mexer com a sua família e nunca antes o sobrenatural esteve tão próximo. Quando Sookie repara que os olhos do seu irmão Jason começam a modificar-se, ela percebe que ele está prestes a transformar-se numa pantera pela primeira vez – uma transformação mais rápida e intuitiva do que a maioria dos metamorfos que ela conhece. Mas a preocupação de Sookie torna-se mais intensa e assustadora quando um atirador furtivo aponta a sua mira para os metamorfos locais, e os novos “irmãos” felinos de Jason começam a suspeitar que ele pode estar por trás dessa mira. Sookie tem até à próxima lua cheia para descobrir quem está envolvido nestes ataques… a menos que o atirador decida encontrá-la primeiro…
A Noite e o Sobressalto é a proposta da Oficina do Livro, da autoria de Pedro Medina Ribeiro:
O que têm em comum Londres, Berlim, Alentejo ou Praga? São cenários onde se desenrolam as histórias reunidas neste livro, na tradição da narrativa fantástica de Edgar Allan Poe ou Sir Arthur Conan Doyle.
Um convidado surpresa. Uma festa secreta com um desfecho imprevisto. Uma casa assombrada e uma família destroçada por um mistério. Um escritor e um amigo perseguido pela lenda de um homem de capuz. Uma herança inesperada e uma maldição.
Por fim, pela Dom Quixote foi publicada uma nova edição de um clássico de ficção científica, O Estranho caso do Dr. Jeckyl and Mr. Hyde de Robert Louis Stevenson:
Um advogado londrino investiga a estranha ligação entre o seu velho amigo, o conceituado Dr. Jekyll, e o perturbante e duvidoso Mr. Hyde.
O comportamento do Dr. Jekyll começa a preocupar os seus empregados e amigos, tanto mais que este, cada vez mais isolado no seu laboratório, recebe frequentemente o intrigante e violento Mr. Hyde.
Temendo pela vida do amigo, o advogado resolve tirar a limpo a história e vai à residência do médico para procurar a explicação para tão bizarro comportamento.