
Mitos Urbanos é a mais nova colecção de Fantástico e Terror pela Gailivro, onde se publicaram, até ao momento dois livros, Espíritos de Gelo e Senhora Vingança. Ambos têm um aspecto diferente do habitual, de tamanho ligeiramente maior do que o comum livro de bolso. Foi com grande curiosidade que comecei por ler Espíritos de Gelo de Raphael Draccon. Mas, marcada pelo estereótipo, foi também com algum receio pela qualidade.
Espíritos de Gelo enquadra-se bem na designação de Mito Urbano, apresentando-nos um homem enclausurado, torturado por três homens ridiculamente mascarados, um género de satânico caseiro que dificilmente poderia ser considerado sério. Não fosse os três homens assim vestidos, estarem realmente a torturar um homem, forçando-o a recordar-se dos últimos dias.
A história apresenta alguns detalhes clichés. O homem torturado é o filho de um ricaço que estoirou grande parte da fortuna e perdeu a posição na empresa. Tenta o suicídio, mas é salvo por uma belíssima mulher que o introduz a um culto onde o estado de maior energia se atinge através de uma cerimónia de sexo. A partir daí as suas memórias são nebulosas.
O autor é brasileiro e ainda que tal nem sempre se note com alguns autores, neste caso é perceptível o suficiente para se estranhar a leitura. Independentemente da origem do autor, o vocabulário utilizado é bastante banal, assemelhando-se à forma como se fala, o que me conseguiu irritar por vezes.
Mas não existem apenas pontos menos positivos. A história apresenta-se coesa e completa, sem pontas soltas, a leitura é rápida e não aborrece. Infelizmente, senti que não me surpreendeu e que o texto poderia ter sido alvo de uma melhor edição.