O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde

Quando iniciamos a leitura de O Fantasma de Canterville quase que pensamos estar na presença de um banal conto sobre uma casa assombrada. A premissa é igual a tantas outras. Um homem compra uma mansão, decidido a mudar-se com a família, não obstante as histórias tenebrosas dos anteriores inquilinos. Nódoas de sangue retornam diariamente, sons medonhos são gritados durante a noite.

E é aqui que o rumo muda, tornando a história numa das melhores, se não a melhor, história de fantasmas. O novo proprietário da mansão é um homem de negócios moderno, americano, habituado às invenções mais recentes e aos produtos mais miraculosos. A esposa acompanha-o nesta forma de pensar, liberta de preconceitos e crenças, assim como os filhos.

Homem prático, decide lidar com o fantasma quase como se este fosse um ser humano vivo, não se cansando de limpar a nódoa de sangue que retorna todos os dias, e oferecendo-lhe lubrificante para as correntes barulhentas, enquanto os filhos, um par de gémeos traquinas, se divertem a pregar partidas ao fantasma. Frustrado e ofendido, o fantasma tenta, por todos os meios, assustar os membros da família.

Este conto possui tudo para ser perfeito. Iniciando-se como uma história gótica de horror, opõe-se às narrativas tradicionais e torna-se numa história cómica, divertida e, até, com uma ponta de ironia. Sem largar totalmente o sobrenatural, e a ideia trágica de uma alma penada, explora com sucesso uma perspectiva que torna o conto singular.

2 pensamentos sobre “O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Julho 2011 « Rascunhos

  2. Pingback: Resumo de Leituras – Julho 2011 | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s