brave new worlds

33 – Brave new worlds – Vários autores – Há alguns anos que este livro está na minha wishlist. Finalmente decidi-me a comprá-lo e não podia ter feito melhor escolha. Nesta enorme colectânea de contos e novelas encontram-se histórias distópicas brutais e tão conhecidas quanto The Ones Who Walk Away from Omelas de Ursula K. Le Guin, The Red Card de S. L. Gilbow ou The Lottery de Shirley Jackson.

menina que Valente

34 – A Menina que circum-navegou o Reino Encantado – Catherynne Valente – Os livros desta autora costumam ser histórias belíssimas e labirínticas, um misto de histórias de encantar, mas mais sombrias e melancólicas. Mas este é mais direccionado para um público jovem e como tal não deixam de existir passagens mais escuras, mas estas são bastante raras e contidas. Uma história engraçada publicada em versão portuguesa (com bastantes gralhas).

sleeper spindle

35 – The Sleeper and The Spindle – Neil Gaiman – E numa cajada Neil Gaiman transforma dois conhecidos contos (Branca de Neve e Bela Adormecida) numa história em que os finais tradicionalmente felizes são contornados. Também algumas personagens possuem maior dimensão do que as simples histórias de ambas as princesas. O livro é pequeno, com imagens espectaculares, e é sem dúvida uma boa leitura.

hansel

36 – Hansel & Gretel – Neil Gaiman – Depois de ler The Sleeper and The Spindle as expectativas ficaram bastante elevadas para ler este volume. E talvez por isso não tenha gostado tanto. Apesar de ser de tamanho semelhante, e estar, também, bastante ilustrado, a história é bastante colada à tradicional não conferindo maior profundidade psicológica às personagens que o conto tradicional. Ainda, as ilustrações são tão ou ainda mais escuras que a capa, e falham em transmitir terror, ficando-se por cenários tão escuros que são apenas confusos.