The Day the World Turned Upside Down – Thomas Olde Heuvelt

lightspeed magazine 47

Por já ter adquirido alguns conjuntos de livros digitais na Storybundle, de vez em quando recebo uns volumes promocionais gratuitos, como este volume 47 da Lightspeed Magazine. Foi, sem expectativas que comecei a ler e me deparei com um dos mais extraordinários contos que li recentemente – o conto que, vim a perceber agora, foi o conto vencedor da sua categoria do prémio Hugo, depois da elevada polémica que houve quanto a votos e a nomeados.

A premissa é simples – o mundo literalmente vira-se ao contrário. Ou melhor, a gravidade inverte-se e tudo o que se encontra à superfície da Terra é sacudido. Exceto os oceanos. Sem qualquer explicação científica (ou necessidade para tal) a história não se centra na tentativa de sobrevivência da humanidade, mas no homem que, recentemente, terá terminado o relacionamento com a namorada e que, tendo sobrevivido no seu apartamento, se decide a sair neste mundo avesso para a encontrar.

O que torna este conto fantástico? A forma como um evento desta grandeza é percepcionado, a pequena escala, por um homem que tem um objectivo bastante claro na sua mente e que por muito pouco se desvia. Por outro lado, a forma como se desloca na superfície da Terra (que passou a ter gravidade invertida) é surreal, conferindo a toda a história uma aura de estranheza.

Depois de ler a história e de ter gostado tanto que  pensei em lhe dedicar uma entrada ,ao invés de lhe fazer menção numa entrada na revista, estranhei quando pesquisei e encontrei a baixa pontuação no Goodreads. Percebi quando li as críticas. Este conto que é explicitamente de fantasia foi o vencedor do prémio Hugo – será que as elevadas expectativas de uma história hard scifi terão levado a críticas tão negativas?

A história encontra-se disponível gratuitamente.

5 pensamentos sobre “The Day the World Turned Upside Down – Thomas Olde Heuvelt

  1. Pingback: Lightspeed Magazine Volume 47 | Rascunhos

  2. Pingback: The end is Nigh – Vários autores (parte 1) | Rascunhos

  3. Pingback: Apex Magazine 75 – Agosto 2015 | Rascunhos

  4. Pingback: À espera de … (lançamentos internacionais) | Rascunhos

  5. Pingback: Últimas aquisições | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s