A Calendar of Tales – Neil Gaiman

project-neil-gaiman-active

Publicado na antologia Trigger Warnings, este é um projecto online de Neil Gaiman que reúne doze contos, um correspondendo a cada mês, acompanhados por vídeos e imagens. Os contos podem ser descarregados da página do projecto em formato .pdf ou ouvidos, gratuitamente.

A primeira história retrata uma realidade em que cada segundo é uma eternidade, escondendo um monstro que deve ser combatido. Para o fazer são enviados jovens rapazes indicando-lhes que a batalha apenas durará um ano. Mas  não lhes dizem que um ano naquela realidade é uma eternidade.

January_neil gaiman

Uma das imagens que ilustra o conto de Janeiro, de Aaron White

O mês de Fevereiro apresenta várias gerações de mulheres que procuram algo na praia sem cessar. Enquanto o procuram um homem observa todas estas gerações. O que as mulheres são e qual o papel do homem naquilo que procuram apenas se tornará perceptível no final.

Já a história de Março traz-nos uma mulher pirata que conseguiu sobreviver e voltar a uma existência quase normal, enquanto que em Abril os patos jogam poker com um homem que os pretende burlar.

March

Uma das muitas imagens que acompanha a história de Março, de Igor Derevenec

Em Maio uma jovem recebe correspondência de pessoas que não conhece de locais fantásticas, e com estranhas instruções, mas em Junho um casal encontra uma forma imaginativa de resolver a divergência sobre o local em que pretendem passar férias simulando em própria casa, as condições dos locais que pretendiam.

Julho traz-nos um homem que constrói, no seu quintal, um iglu de livros como forma de dar o espaço solicitado pela esposa, e Agosto um casal que se recusa a abandonar a casa, mesmo quando esta se encontra ameaçada pelas chamas.

07_06_Enzo-Russo

Imagem de Julho da autoria de Enzo Russo

Em Setembro o anel deixado pela mãe tem alguns poderes mágicos, mas o mais irritante é que, por mais vezes que o jovem o perca em locais totalmente mirabolantes, o anel retorna sempre. Nem que seja dentro de um peixe.

09_01_Gracjana-Zielinska---WINNER

Imagem da autoria de Gracjana Zielinska

Já em Outubro, uma rapariga encontra um génio numa lâmpada mas ao invés de lhe pedir os usuais desejos, aproveita a sua companhia, e em Novembro, uma lareira faz desaparecer acontecimentos passados quando se queimam as recordações desses acontecimentos.

A última história acompanha uma rapariga que se vê a viver na rua, sem que a família saiba. De noite aproveita os cafés abertos para, a troco de uma bebida quente, se manter aquecida.

10_05_Amelia-Davis

Imagem da autoria de Amelia Davis

Ocupando uma parte de Trigger Warnings, é um projecto mais interessante quando observado em contexto no site do que na antologia, entre histórias muito mais longas e complexas. Estes pequenos contos, apesar de engraçados, quebram o conjunto mais global – mas afinal, esse tem sido o sentimento global da colectânea – pouca coesão apesar de possuir excelentes e impressionantes histórias.

3 pensamentos sobre “A Calendar of Tales – Neil Gaiman

  1. Pingback: Trigger Warnings – Neil Gaiman | Rascunhos

  2. Pingback: A Calendar of Tales - Neil Gaiman | F_C | Scoo...

  3. Pingback: Os livros da magia – Neil Gaiman | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s