A Chinela Turca – Machado de Assis

IMG_0268

Este pequeno livrinho reúne três bons contos de Machado de Assis: A Chinela Turca, O Espelho e A Igreja do Diabo.

O primeiro apresenta-nos um jovem enamorado que se prepara para encontrar a apaixonada num baile. Impaciente, é impossibilitado de sair de casa por um major, seu conhecido, que o escolheu para ler o romance recentemente escrito, consequência da ocupação que escolheu para se entreter após a vida militar.

A impaciência dá lugar à irritação e, talvez por isso, a crítica que faz ao major é bastante negativa, quase insultuosa em modos. A partir daí assistimos a um episódio de horror por expectativa, com o jovem a ser arrastado de sua casa, acusado de um roubo por homens que afinal não o levam para a esquadra.

No segundo, O Espelho, outro jovem visita uma tia, que face ao sucesso do seu sobrinho, lhe dá todos os mimos e elogios, até ao dia em que tem de se ausentar da quinta. Sem sentido de autoridade e demasiado mimado, o jovem não está preparado para manter a ordem na quinta perante os criados.

O último, A Igreja do Diabo, é a mais cómica e interessante história dos três, levando-nos ao dia em que o Diabo decide fundar uma Igreja, com livro sagrado, locais de culto oficiais e seguidores. Mas logo descobre que não é da natureza humana manter-se no mesmo rumo durante muito tempo.

Este pequeno e barato livro fornece bons momentos de entretenimento com três contos bem escritos e interessantes que podem ser enquadrados no género do horror, sem necessidade de apresentar cenários gore.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s