doze de inglaterra

Os Doze de Inglaterra terão tido origem numa história com detalhes fantásticos contada nos Lusíadas que terá ocorrido durante os reinados de João I de Portugal e Ricardo II de Inglaterra. História representativa do ideal cavaleiresco da Idade Média, foi contada na novela Ala dos Namorados de António de Campos Júnior e adaptada com texto de Raul Correia e desenho de Eduardo Teixeira Coelho, numa banda desenhada de título Os Doze de Inglaterra.

Publicada entre 1950 e 1951 na revista O Mosquito, será lançada em livro pela Gradiva, no dia 20 de Janeiro, no seguimento da comemoração dos 80 anos de O Mosquito. Para saberem mais sobre a publicação deixo-vos uma reportagem publicada no site da RTP, bem como a sinopse oficial:

Os admiradores do mestre Eduardo Teixeira Coelho poderão aqui apreciar na íntegra uma das obras mais belas que desenhou. Esta obra-prima da literatura de quadradinhos é publicada agora em álbum, numa edição sem os cortes que apresentava quando foi primeiramente publicada n’O Mosquito, na década de 1950. Esta edição associa-se à comemoração dos 80 anos da saída do primeiro número deste mítico jornal, em 14 de Janeiro de 1936.