Decorreu no dia 30 de Maio o lançamento do novo livro de Filipe Melo e Juan Cavia, Os Vampiros. Tal como As Aventuras de Pizzaboy e Dog Mendonça trata-se de uma banda desenhada mas de tom bastante mais sério. Partindo de inspiração cinematográfica, Os Vampiros foi ganhando densidade com o material que foi sendo reunido em torno do tema – A Guerra Colonial na Guiné em 1972.
Para além da grande influência dos relatos de ex-combatentes, houve necessidade de uma grande pesquisa sobre a época e as condições da Guerra, pesquisa que se traduziu em detalhes como o formato da lapela, ou o tipo de lâmpada que existia na altura. Porque realço estes detalhes? Porque surgiram numa fase bastante adiantada do projecto e levaram a que todas as páginas fossem revistas, facto que revela o cuidado e a seriedade com que desenvolveram este projecto.

Depois de uma apresentação caracterizada pelo respeito ao tema, seguiu-se o habitual espaço para perguntas (com perguntas!) e uma longuíssima sessão de autógrafos – fenómeno que se tem repetido noutros dias na Feira do Livro e que tem obrigado os autores a saírem do local cada vez mais tarde.
O resultado foi este…



