Astrágalo – Anne-Caroline Pandolfo e Jerkel Risbjerg

img_0447

Adaptação do romance do mesmo nome de Albertine Sarrazin, história semi auto biográfica que contém vários paralelismos com a vida da autora, apresenta a vivência dura de quem, sem pais, parece estar condenado a uma existência precária, conturbada, sempre insuficiente para as capacidades e aspirações, marcada pelas acções de quem se aproveita da fragilidade da juventude desprotegida.

img_0459

Apresentando a mesma alergia à autoridade que a autora, Anne foge da prisão em que se encontra por um delito menor. Nesta fuga mal programada parte um osso delicado do tornozelo, o astrágalo e é nesta posição de simultânea rebeldia e fragilidade que conhece Julien, o rapaz que, tal como ela, anda fugido. Talvez pelo paralelismo da sua situação, talvez pela beleza da rapariga, Julien torna-se o companheiro intermitente que a protege e lhe arranja asilo constante.

A convivência com os sucessos anfitriões nem sempre será fácil. Ainda que a acolham a troco de dinheiro tentam fazer-lhe ver o peso que lhes traz e obter mais alguma vantagem da sua permanência. Na falta do seu protector, Anne chega a Paris, onde se sustenta pela prostituição.

img_0462

Rebelde e inteligente, Anne surpreende pela persistência e capacidade de sobrevivência apesar da ligação amorosa a Julien que oscila entre a protecção na clandestinidade e a ausência forçada, seja por outras paixões, seja pelos períodos que passa na prisão.

Tal como a vida da autora, a sobrevivência de Anne é marcada pelos percalços constantes, pela precariedade e pela fuga da autoridade, elementos que podem ser reduzidos a um crescimento sem laços familiares.

img_0468

Caracterizado pela inevitabilidade de uma sobrevivência oscilante e incerta, Astrágalo apresenta o círculo vicioso a que alguns parecem estar condenados para conseguirem existir numa liberdade relativa, sempre em dívida por algo.

Astrágalo foi publicado em Portugal pela G Floy.

2 pensamentos sobre “Astrágalo – Anne-Caroline Pandolfo e Jerkel Risbjerg

  1. Pingback: Astrágalo – Anne-Caroline Pandolfo e Jerkel Risbjerg — Rascunhos | O LADO ESCURO DA LUA

  2. Pingback: Astrágalo – Anne-Caroline Pandolfo e Jerkel Risbjerg — Rascunhos – www.jgbsproducoes.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s