
Como outros livros do autor, O Anibaleitor é um pequeno livro engraçado que apresenta um jovem como personagem principal. Como tantos outros jovens, não gosta de leitura, apenas de assistir a programas televisivos. Depois de fugir, no mercado, da polícia (não fossem apanhá-lo a ele, um mero cata bolsos ao invés de um verdadeiro ladrão), o jovem refugia-se num barco, adormecendo.
Este início vai colocar a personagem num barco rumo a uma grande aventura. Se, numa primeira fase, o jovem é simplesmente posto de lado para não atrapalhar, com o tempo vai ganhando alguma confiança com os restantes marinheiros, descobrindo que a embarcação tem como objectivo a captura de um monstro – o Anibaleitor.
Mas o Anibaleitor revela-se um monstro devorador de livros e de homens, que aproveita a companhia do jovem para ter com quem conversar sobre as leituras. Com esta premissa se aproveita para falar de diversas obras literárias, de como umas são mais legíveis do que outras, e de como, em algumas, interessa tanto o ritmo como o conteúdo.
Como outros livros de Rui Zink, Anibaleitor é uma leitura engraçada com especial interesse quando apresenta outros livros, mas contido nas usuais tiradas irónicas. Estas existem, mas são mais suaves do que é habitual nos livros do autor. Ainda assim, é uma obra leve e bem disposta!
Gosto muito de Rui Zink. Vou investigar este. 🙂