A Provocadora Realidade dos Mundos Imaginários – António de Macedo

IMG_6342

Apesar de ser mais conhecido como cineasta e escritor, António de Macedo exerceu ainda outras actividades, como arquitecto e docente em várias Universidades e especializou-se na investigação e estudo das religiões comparadas, da filosofia ou das formas literárias e fílmicas da ficção especulativa.

É uma das personalidades que mais contribuiu para a produção portuguesa na ficção especulativa e uma das mais injustamente esquecidas figuras do cenário cultural português. Do seu vasto currículo destaco, mais a propósito, os vários livros de literatura fantástica e de ficção científica e os recentes artigos que tem publicado na revista Bang! sobre a ficção especulativa.

A Provocadora Realidade dos Mundos Imaginários, publicado recentemente numa chancela da Saída de Emergência, reúne exactamente esses textos publicados na Bang! onde o autor disserta ora sobre cidades imaginárias (tema de preferência da ficção), ora sobre livros (míticos, falsos, inexistentes ou fugidios), ora resumidamente sobre a história da ficção portuguesa.

kadath

Passando por cidades históricas e míticas, parando nas cidades claustrofóbicas que servem de cenário ao horror fantástico, António de Macedo refere a proporção perfeita na geometria transformada espaço urbano (nem que seja em desenho) ou o espaço urbano transformado pesadelo em Lovecraft, ou local maravilhoso com Randolph Carter.

Transposto esse grande tema fantástico que são as cidades, os textos seguintes centram-se no livro enquanto objecto místico, inexistente mas imaginários, existentes mas ilegíveis, existentes mas desaparecidos no tempo. Em Livros Míticos ou Biblioteca (quase) invisível encontramos os que não querem ser escritos e vivem apenas como perspectiva inconcretizada de um autor, os que se materializaram apenas como citação nalguma obra de ficção, ou os que, existindo, nunca se revelam, escondendo o seu conteúdo por detrás de alguma cifra complexa.

codex

Já em Mais alguns livros míticos e vários outros (falsos ou não), começa por se falar de conspirações como forma de introduzir livros como o Diário de Hitler que, tendo aparecido há muitos anos, se revelou uma farsa, ou Magia: História, Teoria, Prática de Ernst Schertel que será uma obra bem real da qual existe um exemplar anotado por Hitler. Para além destes, outros livros marcaram lugar na história por serem eles próprios uma farsa aproveitada por quem pretendia disseminar teorias mirabolantes e aproveitar-se delas. Teria sido o caso de Protocolos dos Sábios de Sião ou de Monita Secreta.

Passando de livros que não existem e de livros que existem mas cujo conteúdo é miticamente duvidoso, à luta de géneros, António de Macedo ensaia um combate entre A Sibila e Alraune, comparando eventos e personagens. Esta luta antecipa uma pequena viagem por Os Mundos Imaginários do Fantástico Português, com referência a vários autores (alguns mais conhecidos que outros, alguns desaparecidos do espaço editorial – Luís Filipe Silva, Daniel Tércio, João Barreiros, Maria de Menezes, José Manuel Morais ou João Botelho da Silva).

se acordar barreiros

Ainda que conhecesse alguns dos textos das revistas Bang!, é sempre um prazer ler sobre cidades fantásticas e livros míticos, achando o texto sobre a história da literatura especulativa em Portugal particularmente interessante, até porque, tanto a elevada publicação como os eventos de Cascais decorreram antes de ter nascido ou numa altura em que, já tendo descoberto a ficção científica, nem sabia que existiam mais leitores por cá.

2 pensamentos sobre “A Provocadora Realidade dos Mundos Imaginários – António de Macedo

  1. Pingback: A Provocadora Realidade dos Mundos Imagin&aacut...

  2. Pingback: A ficção especulativa em Portugal – 2016 | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s