Sandman Fábulas e Reflexões – Vol.6 – Gaiman et al

Este sexto volume reúne várias histórias pequenas que se centram nos sonhos, mas nem sempre no seu mestre. Depois de uma excelente sinopse de Gene Wolfe (um escritor de renome na ficção especulativa) que, mesmo assim, fica aquém da de Harlan Ellison, surge-nos uma pequena história sobre o medo de cair, o medo de tentar concretizar os nossos sonhos e, nessa tentativa falharmos redondamente. Uma abordagem graficamente estranha que apresenta o ultrapassar desse medo comum.

A história seguinte centra-se em Joshua Norton, auto-proclamado imperador dos EUA no século XIX. Apesar de não ter poder político, a sua influência estendia-se aos que o rodeavam, e a moeda que foi impressa em seu nome era honrada nos estabelecimentos que frequentava. A história, de raízes verdadeiras, é aqui apresentada como tendo tido influência do Sonho. Graficamente mais interessante, é uma história caricata que escorrega para o reino dos sonhos.

Numa pequena aventura assistimos à perseguição de uma cabeça que Johanne Constantine carrega. Entre a imposição do racionalismo que começa a crescer na época e o misticismo que ainda se faz sentir, fora da convenção da religiosidade, a história apresenta a fraqueza, perante a justiça dos de baixo estatuto social, enquanto nos apresenta uma personagem feminina dúbia.

O próximo conto, A caçada traz-nos uma lenda que se entrelaça com a realidade num cenário de floresta. Um jovem deste povo encontra uma velha vendedora de falsidades e fascina-se com a possibilidade de vir a ter uma bela donzela. Depois de uma pequena demanda descobre que nem sempre o que idealizamos é realmente o que queremos.

Entre imperadores romanos que usam o sonho para manipular o futuro e rapazes perdidos no deserto que entram no reino dos sonhos descobrimos A Canção de Orfeu onde assistimos ao casamento rodeado em desgraça, a apresentação de um mito que ajuda a perceber o surgir de algumas figuras sobrenaturais.

Alternando visuais e tons nas diversas histórias, este volume apresenta sobretudo lendas, fábulas e mitos transformados constituindo um conjunto, na sua maioria, pouco centrado em Sonho ou Orfeu, criando um mistério cada vez maior em torno desta personagem sobrenatural.

A série Sandman foi publicada em Portugal pela Levoir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s