Valerian Vol.3 – Bem-vindos a Alflolol / Os Pássaros do Mestre – Christin Mézières

Este terceiro volume reúne duas histórias bastante críticas de políticas capitalistas ou expansivas e conquistadoras. No primeiro conto a nossa dupla de agentes salva uma família alienígena de navegar livremente pelo Universo. Cada membro desta família tem um dom especial, excepto os mais jovens que ainda não descobriram o seu.

Depois de salvos, são encaminhados para o seu planeta natal, mas … surpresa! No lugar dos terrenos que ocupavam encontra-se uma cidade humana em expansão, uma forte potência económica que, segundo as leis, teria de deixar imediatamente o local para ser ocupado pelos seus donos originais.

Bem! O planeta é grande e claro que a família não se importará de ocupar outros terrenos neste planeta. Desde que não interfiram com a exploração dos diversos recursos que estão na base do poder económico. Ou que se deixem estar bem quietos, sem caçar ou pescar, nos territórios inóspitos que para eles escolheram. E não conseguem alimentar-se? Então! A comida não é de borla, decerto poderão contribuir como trabalhadores forçados nas várias indústrias.

Só o espírito subversivo de Laureline faz com que cada um destes passos não resulte no salto económico esperado, até porque estes alienígenas fazem da vida uma constante festa e não possuem o espírito de sacrifício pretendido. Uma óbvia alusão ao tratamento dos índios aquando da expansão dos territórios americanos, com a restrição a territórios pouco produtivos, este primeiro conto, Bem-vindos a Alflolol, não é tão espectacular quanto outros do ponto de vista de detalhes imaginativos, mas possui um bom tom crítico.

Na segunda história uma entidade poderosa, o mestre, que consegue submeter outras espécies alienígenas, explora o trabalho de vários indivíduos, instigando o medo e o dever do trabalho e concedendo aos trabalhadores o sentimento de orgulho por se dedicarem e não tentarem ter proveito próprio.

Famintos, pobres e cansados, alguns destes trabalhadores começam a revoltar-se, sem grande sucesso, até que os dois agentes se envolvem a tentar descobrir a entidade por detrás do título, e a tentar perceber a origem de tanta devoção.

Mais rica em detalhes, paisagens e espécies alienígenas, esta história realça o conceito de exploração dos trabalhadores, instigando um sentimento de devoção e dever, um sentimento de orgulho pela dedicação e produção mesmo quando não se lucra com o produto do trabalho. Interessante, tanto do ponto de vista visual, como do ponto de vista narrativo, eis uma história que critica o sistema económico vigente.

A série Valerian está a ser publicada em Portugal pela Asa em parceria com o jornal Público.

Um pensamento sobre “Valerian Vol.3 – Bem-vindos a Alflolol / Os Pássaros do Mestre – Christin Mézières

  1. Thank you for sharing excellent informations. Your web-site is so cool. I am impressed by the details that you¡¦ve on this site. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my friend, ROCK! I found simply the info I already searched everywhere and simply couldn’t come across. What a perfect web-site.
    cabelas cyber monday Blog http://www.cabelas-coupon.com/category/cabelas-cyber-monday-blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s